Revista Ações Legais - page 105

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maneira mais próxima estas influências, é importante estarem atentos não apenas nas
"ferramentas", mas sim aos níveis de mudanças de comportamento e atitudes que estes
jovens podem apresentar.
De que forma eles podem procurar ajuda?
A primeira ajuda deve ser dada pelos próprios pais, no sentido de proporcionarem a cons-
cientização sobre o uso e o alcance destas tecnologias. Caso tenham dificuldades, é im-
portante buscar por profissionais que possam contribuir com este processo, como psicó-
logos, orientadores pedagógicos das escolas, entre outros.
Limitar o acesso à internet, rastrear sites acessados seria uma alternativa?
Este tipo de ação mostra-se como uma das ações que estes pais podem utilizar, porém, se
estabelece mais como uma ação coercitiva de controle do que a real conscientização do
próprio usuário. Dependendo da faixa etária, esta é uma conduta que pode trazer alguns
resultados, mas para jovens e adolescentes não representa uma alternativa com grande
probabilidade de êxito, pois existem meios de "burlarem" estes controles.
Por que cada vez mais os adolescentes estão se envolvendo em jogos peri-
gosos?
Exatamente pela dificuldade de entenderem o que é o mundo real e o que é o universo
tecnológico. Esta distinção é fundamental na concepção e preparação do sujeito para o
"mundo adulto", e estas novas gerações estão tendo cada vez mais dificuldades para dis-
cernirem essas relações.
Você acredita que os adolescentes estão cada vez mais, tomando decisões
negativas em razão da pressão de amigos/colegas?
Os jovens sempre se mostraram muito vulneráveis as
influências de seus "amigos/colegas", pois ainda estão
em processo de formação de identidade e, é o exercício
com este mundo externo, que contribui para a forma-
ção de seu mundo interno. Desta forma, existem mui-
tas variáveis que devem ser consideradas antes de falar
que eles estão tomando decisões negativas. Acredito
que são decisões imaturas e típicas de quem ainda não
consegue diferenciar aquilo que chamamos, anterior-
mente, de mundo real e mundo virtual, pois ainda estão
em processo de formação.
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