CAA presente na comemoração dos 40 da histórica Conferência da Advocacia de 1978

Solenidade aconteceu na sede da OAB Paraná e contou com apresentação do Coral da CAA e OAB Paraná
 
 Artur Piancastelli com os juristas René Dotti e Eduardo Virmond, homenageados na solenidade - Foto: Bebel Ritzmann
Artur Piancastelli com os juristas René Dotti e Eduardo Virmond, homenageados na solenidade - Foto: Bebel Ritzmann
A Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná esteve presente na solenidade “Os 40 anos da VII Conferência Nacional da Advocacia” promovida pela OAB Paraná, na noite de 7 de maio. O presidente da CAA/PR Artur Piancastelli compôs a mesa de autoridades e as diretoras Iolanda Gomes e Luciana Carneiro de Lara prestigiaram o evento. O Coral da CAA/PR e OAB Paraná também participou da solenidade. O grupo apresentou aos advogados presentes três canções brasileiras: Alguém cantando, de Caetano Veloso; É preciso saber viver, de Roberto Carlos; e Descobridor dos sete mares, de Tim Maia. Durante a apresentação, uma projeção destacou os nomes dos 700 advogados paranaenses que participaram da VII Conferência Nacional de 1978.
 
A histórica Conferência sediada em Curitiba marcou o processo de reabertura política do Brasil que vivia o período da ditadura militar. Durante o evento se defendeu o Habeas Corpus e a anistia. Sob a liderança do então presidente da seccional paranaense, Eduardo Rocha Virmond, e do então presidente do Conselho Federal, Raymundo Faoro, a advocacia brasileira se posicionou de maneira veemente em defesa das liberdades.
 
Durante a solenidade realizada no auditório da Seccional foram homenageados o ex-presidente da OAB Paraná Eduardo Rocha Virmond e os professores René Ariel Dotti e Egas Dirceu Moniz de Aragão. Em 1978, Egas foi o responsável pela tese nº 13: “O Estado de Direito e o Direito da Ação”. E Dotti defendeu a tese nº 32, “A Informação Cultural no Estado de Direito”. O evento reuniu a diretoria da Seccional, advogados, autoridades, conselheiros e juristas.