CAA/PR leva Biblioteca Solidária às cidades da Lapa e São José dos Pinhais

Projeto de incentivo à leitura conquistou o público no Dia da Cidadania promovido pelas Subseções da OAB Paraná

Em São José dos Pinhais, a Biblioteca Solidária cumpriu seu papel de incentivar a leitura - Foto: Divulgação
Em São José dos Pinhais, a Biblioteca Solidária cumpriu seu papel de incentivar a leitura - Foto: Divulgação

O projeto Biblioteca Solidária, desenvolvido pela Caixa de Assistência dos Advogados, foi um dos destaques do Dia da Cidadania realizado pelas Subseções da OAB na Lapa, dia 30 de junho, e em São José dos Pinhais, dia 9 de junho. Lançada no mês de maio, a iniciativa visa promover o incentivo à leitura de uma forma compartilhada.

Desde o lançamento, a Biblioteca Solidária está cumprindo seu objetivo. “Trata-se de levar a leitura onde o povo está”, observa a vice-presidente da CAA/PR, Daniela Ballão Ernlund. “O formato da ação favorece o compartilhamento das publicações depois de lidas, pois cada editorial tem um adesivo para estimular o repasse a outras pessoas. O projeto tem feito a diferença ao estimular e propagar a leitura, essencial para o desenvolvimento educacional, cultural e social”, completa Daniela Ballão.

A Biblioteca Solidária conta com um rico acervo de publicações e recebe doações que podem ser feitas na sede da OAB Paraná (Rua Brasilino Moura, 253 – Ahú) e no Edifício Maringá (Rua Cândido Lopes, 146 – Centro). O projeto é desenvolvido em conjunto com a Comissão do Pacto Global da Seccional e conta com o apoio das comissões dos Direitos da Pessoa Idosa, da Criança e do Adolescente e da Mulher Advogada.

CIDADANIA:
O Dia da Cidadania foi criado para atender o público com informações sobre direitos em diversas áreas – igualdade de gênero, igualdade racial, criança e adolescente, pessoa com deficiência, idoso, refugiados e migrantes, previdência, consumo, meio ambiente, família, trabalho, questões eleitorais, responsabilidade, direito imobiliário, entre outros. A ação já foi realizada em Curitiba e diversas Subseções no interior do estado. Na Lapa, o Dia da Cidadania aconteceu na Praça General Carneiro; e em São José dos Pinhais, no centro da cidade, em frente à igreja matriz. Nas duas ações a participação de advogados e do público foi significativa, comprovando que este tipo de iniciativa vem cumprindo seu papel de responsabilidade social.