Depois de Curitiba, São Paulo recebe livro sobre cegueira deliberada

A obra "Punindo a culpa como dolo: o uso da cegueira deliberada no Brasil", do advogado criminalista Guilherme Brenner Lucchesi, foi apresentada na sede do Instituto dos Advogados de São Paulo

Lançamento foi na sede do Instituto dos Advogados de São Paulo - Foto: Bebel Ritzmann
Lançamento foi na sede do Instituto dos Advogados de São Paulo - Foto: Bebel Ritzmann

O advogado criminalista Guilherme Brenner Lucchesi lançou no último dia 29 de agosto, em São Paulo, o livro “Punindo a culpa como dolo: o uso da cegueira deliberada no Brasil”, publicado pela Editora Marcial Pons, e com prefácio assinado pelo professor catedrático da Universidade Humboldt de Berlim (Alemanha), Luís Greco. A obra revela as principais armadilhas criadas pela "teoria da cegueira deliberada" no julgamento de casos penais, e foi apresentada na sede do Instituto dos Advogados de São Paulo. 

O autor esclarece que a jurisprudência brasileira prefere utilizar uma teoria de bases instáveis que analisar os fundamentos legais da punição em matéria criminal, aumentando o risco de condenações indevidas de sujeitos que não têm responsabilidade sobre o crime ocorrido. “A cegueira deliberada tem sido usada no Brasil com duas finalidades: permitir a condenação em casos que não haja prova suficiente de envolvimento no crime e para punir condutas que não são crimes no direito brasileiro”, revela. 

Lucchesi lembra que a teoria da cegueira deliberada é uma das mais importantes discussões em Direito Penal trazida nas operações federais por crimes do colarinho branco, e permite responsabilizar uma pessoa pela prática de crime doloso, ainda que ela não tenha conhecimento de crime. E foi objeto de discussão no caso do Mensalão no Supremo Tribunal Federal - STF e citada em diversas sentenças da Operação “Lava Jato”. 

O advogado criminalista coloca que, embora se diga que a cegueira deliberada venha dos Estados Unidos, na realidade os juízes brasileiros não conhecem o sistema americano. “Lá não se condena sem provas, sem processo; as penas são rigorosas, mas as garantias dos acusados são sempre respeitadas”. E enfatiza que “o que nós chamamos de cegueira deliberada no Brasil corresponde muito pouco à willful blindness do direito americano e inglês". 

Ficha técnica
Livro: Punindo a culpa como dolo: o uso da cegueira deliberada no Brasil”
Autor: Guilherme Brenner Lucchesi
Editora: Marcial Pons - Coleção Direito Penal & Criminologia
Páginas: 258
Preço sugerido: R$ 85,00 

Sobre o autor - advogado criminalista da equipe do LXP Advogados, doutor em Direito pelo Programa de Pós-graduação em Direito da UFPR. Master of Laws (LL.M.) pela Cornell Law School. Professor de Direito Penal do Unicuritiba. Coordenador adjunto da Pós-Graduação EAD em Direito Penal e Direito Processual Penal da ABDConst. Presidente do Instituto Brasileiro de Direito Penal Econômico (2018-2020). Diretor da Revista do Instituto dos Advogados do Paraná (2017-2019). Membro do New York State Bar (habilitação para advogar no Estado de Nova York - EUA).