Anelize Fayad lança livro sobre responsabilidade socioambiental empresarial

A advogada faz uma abordagem com base em análise de cinco empresas que obtiveram o ISE-BM&FBOVESPA e demonstra a importância de respeitar e praticar valores sustentáveis

Anelize Fayad - Foto: Zinho Gomes
Anelize Fayad - Foto: Zinho Gomes

Em um ambiente literário e ao mesmo tempo informal do Círculo de Estudos Bandeirantes, em Curitiba, a advogada Anelize Klotz Fayad lançou  “Responsabilidade socioambiental empresarial”. O livro publicado pela Editora Instituto Memória traz informações contemporâneas como compliance, stakeholders e stockeholders, certificações confiáveis, legislação pertinente, transparência, ética e o não envolvimento em corrupção. Com prefácio do professor Alexandre Coutinho Pagliarini e apresentação da professora Regina Maria Bueno Bacellar, a obra apresenta detalhes dos aspectos fundamentais socioambientais e econômicos em uma linguagem de fácil compreensão ao público em geral. 

O livro é fruto da dissertação de conclusão do mestrado em Direito Socioambiental e Econômico da autora, que buscou analisar um tema pouco explorado na área jurídica. “Assim apresento conceitos da administração de empresas e contabilidade social, combinados ao Direito”, sublinha. A advogada estudou cinco empresas de atividades distintas (energia, financeira, papel e celulose, cosméticos, vestuário) que possuem o ISE, destacando os motivos da obtenção do índice junto à BOVESPA. Anelize observa que a obra pode servir como guia de informações aos interessados em investir na bolsa de valores com interesse sustentável. 

Anelize ressalta que novos instrumentos e modelos de gestão sustentável passam a ser aplicados face aos desafios em conciliar atividades empresariais à proteção dos recursos naturais. “A responsabilidade socioambiental, incorporada ao planejamento estratégico, une três capitais: o social, o econômico e o ambiental, componentes do modelo de gestão Triple Botton Line ou três “pes”: peopleplanetprofit - pessoas, planeta e lucro, que interligados alicerçam a sustentabilidade”, explica a autora.  

Sobre Anelize Klotz Fayad - mestre em Direito na PUCPR, advogada com especialização em Processo do Trabalho e Direito Previdenciário (Escola da Associação dos Magistrados do Trabalho do Paraná - EMATRA IX PR), graduada em Administração pela UFPR, pós-graduada em Marketing Empresarial pela UFPR e em Negócios Internacionais e Logística Internacional pela FAE. Integrante das comissões da OAB Paraná de Advogados Iniciantes, de Direito Ambiental, do Pacto Global e de Direito Sistêmico. Secretária da ABMCJ PR. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Ambiental e Criminal. Também integra o grupo de pesquisa Teoria Contemporânea da Jurisdição e Direito Público, do Centro Universitário Internacional - Uninter. 

Apoio