Advogado Guilherme Lucchesi passa a integrar corpo docente do curso de Direito da UFPR

Aprovado em concurso público, ele ministrará aulas de Direito Processual Penal

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O advogado criminalista Guilherme Brenner Lucchesi é o mais novo integrante do corpo docente do curso de Direito da Universidade Federal do Paraná. Aprovado em concurso público, o professor ministrará aulas de Direito Processual Penal. “Realizei um sonho que iniciou há 15 anos quando pisei pela primeira vez no prédio histórico da UFPR como estudante. Foi amor à primeira vista. Logo soube que minha história não se encerraria com o fim de minha graduação”, revela Lucchesi. 

Por dois anos, Lucchesi atuou como professor substituto e agora passa a ocupar como professor adjunto importante cadeira do curso ao lado de nomes que são referência no Direito. “Estou convicto que tenho um enorme desafio pela frente, mas não tenho dúvida que estou preparado para enfrentá-lo”, sublinha. Ele lembra que foi na UFPR que defendeu sua tese de doutorado que, mais tarde, foi publicada em livro. “Punindo a culpa como dolo: o uso da cegueira deliberada no Brasil” foi lançado pela Editora Marcial Pons em Curitiba e em São Paulo, e tem prefácio de Luís Greco, professor catedrático da Universidade Humboldt de Berlim (Alemanha). 

Doutor em Direito pelo Programa de Pós-graduação em Direito da UFPR e Master of Laws (LL.M.) pela Cornell Law School, o professor Lucchesi é advogado criminalista, preside o Instituto Brasileiro de Direito Penal Econômico (2018-2020), é diretor da revista do Instituto dos Advogados do Brasil (2017-2019) e membro do New York State Bar (habilitação para advogar no Estado de Nova York - EUA).