Advogado Carlos Eduardo Hapner lança programa DadoCast

O programa disponibilizará o conteúdo via streaming, que poderá se acessado por meio de celular, tablets e computadores, com o uso de maioria dos tocadores, dentre eles Spotify e Apple Podcast

Debater temas da atualidade, difundir ideias e aprender a partir de histórias inspiradoras. Essas são as propostas do podcast do advogado Carlos Eduardo Manfredini Hapner, que estreia nesta terça-feira, 9 de junho. Batizado de DadoCast, o programa disponibilizará o conteúdo via streaming, que poderá se acessado por meio de celular, tablets e computadores, com o uso de maioria dos tocadores, dentre eles Spotify e Apple Podcast. 

O podcast está entre as mídias de maior engajamento entre o público consumidor de conteúdo digital. “Muito parecido com o rádio, o podcast pode ser ouvido a qualquer hora, no momento em que o ouvinte considere mais conveniente”, pontua Hapner, que recentemente se aposentou da docência em Direito da Universidade Federal do Paraná. 

A ideia de criar um programa neste formato surgiu da experiência de Hapner como advogado e professor. “Como tantos outros colegas, somos curiosos irremediáveis e sempre prontos para contar e ouvir boas histórias”, salienta. Ele considera muito adequada a afirmação de Brian Grazer no sentido de que não existe cura para a curiosidade. “Daí até identificar no podcast o ambiente ideal para 'praticar a curiosidade' foi um pulo”. 

Hapner também destaca que voltar a conversar com seus alunos, numa típica inversão de papeis, ajudou muito na criação do projeto. "Com a minha aposentadoria da Faculdade de Direito, passei a perceber o quão importante sempre foi o papel que os alunos e os amigos desempenharam (e continuam desempenhando) na minha vida; assim, o podcast é uma oportunidade de dar continuidade a essa saborosa conversa”. Hapner acredita que tem muita gente com histórias interessantes e muito legais para contar. “Conversar e divulgar as conversas com pessoas que têm muito a nos ensinar; acho que representa um pouco da ideia do aluno que virou professor que voltou a ser aluno”, define. 

Interativo 

O primeiro episódio do DadoCast falará sobre Família e Direito das Famílias, colocando em evidência o importante papel dos advogados para evitar ou solucionar conflitos. Outros episódios já estão sendo produzidos, assinala Hapner, acrescentando que o programa três linhas de edição:  Direito, Sociedade e Cultura, “Tenho como meta, conversar com pessoas que despertem a curiosidade e deixem lições”, ressalta. 

Hapner não esconde sua predileção pelas histórias contadas pelos seus colegas advogados. "São sempre muito interessantes, extraídas do dia-a-dia". E arremata: “São, ademais, experimentadas na pele, na luta em defesa dos interesses de seus clientes”. De acordo com ele, “nossa profissão é, por si só e ela mesma, inspiradora. Todos os que já tiveram a honra de receber um mandato judicial sabem do que estou falando. Para mim, a história mais inspiradora é a contada e vivida pelo advogado experiente, exibida na beca desbotada e indissociavelmente atrelada à defesa da liberdade e da justiça”, descreve. 

A interação com o público é um dos diferenciais do podcast. Quem quiser participar pode enviar suas manifestações e mensagens por inúmeros meios, todos indicados nos próprios tocadores ou no site do programa (www.dadocast.com). “Ouçam e mandem comentários. O DadoCast pretende ser uma sala de visitas e de bate-papo; um canal de comunicação que se guiará pela curiosidade e pela descontração, assegurada a mais ampla liberdade de expressão”, comenta Hapner.

Advogado Carlos Eduardo Manfredini Hapner - Foto: Bebel Ritzmann
Advogado Carlos Eduardo Manfredini Hapner - Foto: Bebel Ritzmann