Médico ortopedista participa do podcast de Carlos Eduardo Hapner
Alcy Vilas Boas Junior falou sobre saúde, ortopedia e qualidade de vida em mais um episódio do DadoCast
O médico ortopedista e especialista em cirurgia do joelho Alcy Vilas Boas Junior falou sobre saúde, ortopedia e qualidade de vida em mais um episódio do DadoCast, podcast comandado pelo advogado Carlos Eduardo Manfredini Hapner.
Na conversa Alcy Vilas Boas Junior lembrou a experiência acadêmica vivida na Alemanha e na França e sobre a evolução da ortopedia no Brasil e no mundo. Disse que o início dos cuidados médicos da civilização se deu com as fraturas, mais visíveis e palpáveis. “Era muito mais fácil identificar ossos quebrados do que doenças. Aliás, a ilustração da árvore tortuosa amparada a um alicerce reto ilustra é o símbolo da ortopedia”, destacou.
Quanto à pandemia, o médico afirmou que o cenário revelou a falta de política pública de saúde para enfrentar um cenário como esse. “A pandemia sobrecarregou um serviço público de saúde ineficiente”, frisou. Ele observou que muitos falaram que o médico brasileiro é criativo. “Eu discordo: se tenho que usar a criatividade no meio de uma cirurgia é porque não tenho material adequado. Eu não quero ser criativo; quero ser prático e com rotina”, sublinhou.
Alcy Vilas Boas Junior vê com tristeza o distanciamento social. “A falta de convívio com familiares, amigos e colegas de trabalho fere o princípio básico do ser humano: se relacionar com outras pessoas”, ponderou.
O podcast foi ao ar na terça-feira, 8 de setembro, e está disponível em celular, tablet e computador (www.dadocast.com) e na maioria dos tocadores, dentre eles Spotify e Apple Podcast.
O DadoCast é quinzenal dedicado ao debate de temas da atualidade, difusão de ideias, cultura, assuntos jurídicos e histórias inspiradoras.