CAA/PR e OAB reformam espaço do Edifício Tuparandi para a advocacia de Londrina

Espaço de propriedade da Caixa dos Advogados e OAB Paraná, onde já funcionou a sede da OAB Londrina, será totalmente reformado para melhor atender a advocacia da maior Subseção do Sul do Brasil que neste ano completa 60 anos

Espaço para uso da advocacia fica na região central de Londrina - Foto: Divulgação
Espaço para uso da advocacia fica na região central de Londrina - Foto: Divulgação

A Caixa de Assistência dos Advogados e a OAB Paraná já iniciaram as obras de reforma do 4º andar do Edifício Tuparandi, situado no centro de Londrina, local que já foi sede da Subseção. O espaço de 632 metros quadrados, de propriedade da CAA/PR em condomínio com a OAB, será totalmente reformado para melhor atender os advogados da maior Subseção da Região Sul do país, assim como aconteceu com o Edifício Maringá em Curitiba.

De acordo com o presidente da CAA/PR, Artur Piancastelli, as perspectivas são de que o imóvel seja entregue aos advogados no final do mês de julho. Piancastelli destaca o valor histórico do espaço para a OAB Londrina, onde já funcionou a sede da entidade e disponibilizados diversos serviços da Caixa de Assistência por muitos anos. Após a conclusão das obras, serão transferidos para o Tuparandi a Secretaria e Salas de Audiência do Tribunal de Ética e Disciplina, a Livraria do Advogado e o Escritório Compartilhado.

No novo espaço também haverá salas para reuniões de diretoria, um auditório com capacidade para 80 pessoas, espaço para pequenos eventos e um novo serviço que a CAA/PR implantará em Londrina: consultório médico e salas de vacinação. “Inicialmente, teremos médico de família por duas vezes por semana em meio período. Nosso objetivo é expandir o atendimento de acordo com a demanda”, explica Piancastelli.

A obra será um grande presente para os advogados que militam em toda área de abrangência da Subseção, na avaliação do presidente da OAB Londrina, Eliton Araujo Carneiro. Ele lembra que este ano a entidade completa seis décadas. “Hoje, é a maior Subseção do Sul do Brasil e uma das maiores do país, com mais de 6,8 mil advogados inscritos. Os serviços que teremos no Tuparandi são de grande importância para nossos advogados e a localização, no centro da cidade, facilitará o acesso para que todos utilizem os benefícios disponíveis”, afirma Carneiro.

O presidente da OAB Paraná, José Augusto Araújo de Noronha, reforça a necessidade da revitalização do espaço para fazer frente ao crescimento da advocacia de Londrina. ”A conclusão dessa obra garantirá mais espaço para cursos da Escola Superior de Advocacia, serviços da Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná e serviços da OAB, proporcionando conforto e espaços dignos para a advocacia da maior Subseção do Sul do Brasil”, disse. Ele informa que a diretoria da OAB está priorizando essa obra para que seja entregue dentro do cronograma das comemorações dos 60 anos da OAB Londrina.

OBRAS: O projeto de reforma foi aprovado pelas diretorias da CAA/PR, da Seccional e da Subseção em meados de fevereiro. As obras, que já iniciaram com a demolição de paredes e retirada do piso, serão acompanhadas por uma comissão presidida pelo vice-presidente da OAB, Airton Molina, e composta pelos membros Lauro Fernando Zanetti, José Carlos Vieira, Oderci José Bega, Vânia Queiroz, José Carlos Dias Neto, Paulo Giovani Fornazari, Regiane Andreola Rigon, Marcus Vinicius Ginez da Silva, Fábio Viana Barros e Alessandro Panasolo.

ARQUITETURA: O projeto de reforma é assinado pelo escritório Lilian Simões Arquitetura. Segundo a profissional, trata-se de um projeto contemporâneo, multifuncional e que atende as necessidades do modo de vida atual. “Uma das características será a multifuncionalidade dos espaços. O auditório, por exemplo, permanecerá no mesmo local onde sempre funcionou, mas totalmente repaginado, com piso reto e cadeiras soltas, proporcionando usos diversos, que vão desde o tradicional até a disposição em círculos para debates ou estudos em grupo”, sinaliza a arquiteta. “Outro exemplo é a livraria, que terá espaços para estudo e leitura e para uma biblioteca. As cores utilizadas serão neutras e a decoração terá elementos atemporais, aumentando o tempo de uso sem necessidade de alterações no projeto”, completa.

www.caapr.org.br