Família e Pessoa: Uma Questão de Princípios
Esse é o tema do V Congresso Iberoamericano de Direito de Família e das Pessoas realizado pela ADFAS
O V Congresso Iberoamericano de Direito de Família e das Pessoas, realizado pela ADFAS - Associação de Direito de Família e das Sucessões - em conjunto com a Academia Iberoamericana de Derecho de Família y de las Personas, acontecerá em São Paulo, nos dias 29 a 31 de agosto na EPM, USP e PUC. O V Congresso Iberoamericano de Direito de Família e das Pessoas, realizado pela ADFAS - Associação de Direito de Família e das Sucessões - em conjunto com a Academia Iberoamericana de Derecho de Família y de las Personas, acontecerá em São Paulo, nos dias 29 a 31 de agosto na EPM, USP e PUC.
Entre os temas que serão abordados no Congresso estão: poliamor, ativismo judicial: poderes do Judiciário e do Legislativo, aborto, pactos de casamento, adoção, direito à privacidade na internet, herança, multiparentalidade, ideologia de gênero e saúde, inseminação artificial, união estável e sua equiparação com o casamento, entre outros.
A Presidente da ADFAS, Regina Beatriz Tavares da Silva, afirma que "as linhas temáticas foram escolhidas com muito critério tendo em vista abranger os temas que na atualidade merecem destaque na definição jurídica e institucional da família, núcleo fundamental da sociedade.”
Dra. Regina Beatriz destaca, ainda, que no Congresso “estão reunidos os mais renomados juristas do Brasil, entre outros países da América Latina, assim como da Península Ibérica que apresentarão a visão comparada de Direito de Família e Sucessões e muitos aspectos importantes do Biodireito.” Serão aproximadamente 40 juristas brasileiros, 14 de outros países da América Latina e 3 juristas de Portugal e Espanha.
ADFAS - Associação de Direito de Família e das Sucessões.
A ADFAS foi criada em 2013 por grupo de juristas preocupados com os rumos do Direito de Família e das Sucessões. A associação combate as desastrosas ideias e proposições que partem de poucos e passam como um trator sobre os anseios da sociedade e sobre os valores da família brasileira. A Presidente, Regina Beatriz Tavares da Silva, Doutora em Direito pela USP e Pós-Doutora em Biodireito pela FDUL, acredita que a família, como base e núcleo fundamental da sociedade, necessita de proteção e segurança jurídica em consonância com a ordem constitucional e com o que almeja a sociedade.