Aranha Dentro do Sapato!
Pense, e só de imaginar já dá arrepios: você calça o sapato e tem uma aranha caranguejeira dentro dele. Primeiro você sente que o pé não entra você então tenta empurrar um pouco e sente que tem algo diferente, então instintivamente você tira o pé e coloca a mão e sente uma “coisa” peluda se mexendo.
Com o instinto de preservação e defesa aguçado você atira o sapato para longe e vê sair uma aranha cambaleante. O coração acelera e você pensa o pior: “será que ela picou o meu pé?” Então você rapidamente tira a meia e olha para o pé e sente um alívio quando não vê nenhuma parte avermelhada entre os dedos e a sola.
Foi só o susto. Pois esta deve ser a sensação de um Ministro de Estado do governo Bolsonaro quando é convocado pelo Parlamento, para prestar esclarecimentos sobre a sua Pasta. Para qualquer Ministro é como entrar em uma bota gigantesca repleta de aranhas caranguejeiras; tal o ambiente de hostilidade e de mil tipos de venenos que poluam entre os membros do Legislativo.
Os integrantes dos partidos de esquerda além de embusteiros e ferozes querem ver o circo pegar fogo; a turma do denominado “centrão” são os dissimulados; e os governistas ainda estão pagando o mico pelo noviciado. Os primeiros não querem explicação alguma pois suas intenções buscam desacreditar e ofender, nada mais.
Os do “meio” querem antes de qualquer coisa negociar para daí então se alinharem de acordo com o figurino do novo governo, e enquanto isto não acontece permanecem em estado de letárgico. E nem os presidentes do Senado e muito menos o da Câmara Federal têm a mínima boa vontade, pois lutam para corromper a fim de auferirem as vantagens do poder; e os defensores do Governo usam de um regador infantil cheio de água para apagar o fogaréu de vaidades e da corrupção reinante.
Dá para imaginar com este quadro, como tirar o país do pé de sapato repleto de aranhas? Não existe varinha mágica capaz de lançar purpurinas sobre os políticos para incutir caráter e fazê-los trabalhar para o bem estar do povo e a felicidade da Nação.
É evidente que nestes quase cinco meses de governo estamos vendo o Bolsonaro à mercê dos vampiros e bruxas de Salém; sendo cozido em um caldeirão fervente lutando para sair de dentro dele. E não está fácil. Enquanto eu pensava sobre isto, sentado em um pequeno banco de uma loja que vende materiais e roupas esportivas, vi de longe um advogado criminalista meu conhecido de longa data, experimentando um traje completo de escafandrista.
Não me contive e resolvi perguntar:
- Oi, Dr. Paranhos, vai pesquisar nas profundezas do mar?
- Não, meu caro. Fui convidado para comparecer na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Federal, para defender o projeto de lei do Ministro Moro...
- O projeto de combate aos criminosos?
- Sim, este mesmo.
- E por que a roupa?
- Ora, vou usar o escafandro em Brasília quando estiver na Comissão, afinal não quero ser picado por nenhuma aranha caranguejeira!
Fiquei calado. Esqueci que o Paranhos também é telepata e com certeza leu meus pensamentos...
“O Congresso Nacional é um ninho de aranhas ansiosas para picar os incautos que ousam entrar no seu picadeiro. Elas estão fervilhando e torcendo para que nada dê certo no país. Só entra e sai ileso quem tiver usando roupa completa de escafandrista. Mais vale prevenir do que remediar!”
Edson Vidal Pinto