Políticos Nababos!
Já perceberam que na vida pública estão as pessoas mais ricas do país? Não? Pois então prestem bem a atenção porque vou colocar na galeria dos safados alguns deles: ninguém se compara com o interminável Sarney, o velho e camaleônico Ribamar do Maranhão, que sobreviveu todas as intempéries dos governos de direita, de esquerda, dos Militares e até do trepidante Itamar.
E além de tudo foi Presidente da República e Presidente do Senado com inúmeros mandatos. É membro da Academia Brasileira de Letras. O FHC que de professor de sociologia foi agitador profissional, exilado, Senador, Presidente da República e angariou fortuna a ponto de ter um apartamento de luxo em um bairro nobre da cidade de Paris. É tido como intelectual e pensador e também é da “turma do fardão” da Academia Brasileira de Letras. Renan Calheiros, deputado, senador, gângster, manteve a amante com dinheiro público e continua orbitando no poder e usufruindo das benesses do cargo. Collor de Melo, o Caçador de Marajás, exibicionista, empresário, Presidente da República cassado e senador.
Sempre processado e nunca condenado pelo STF. Lula, a besta do agreste, um analfabeto verborrágico, que na condição de Presidente da República descobriu nos corredores palacianos as Minas do Rei Salomão. Insaciável entupiu a família de dinheiro e por gabolice acabou condenado como todo perseguido político. Dilma Roussef, a estocadora de vento, foi pródiga na Petrobras e daninha na Presidência da República. Só não chegou à Academia Brasileira de Letras porque foi cassada a tempo. Uns e outros que já morreram e deixaram suas famílias podres de ricas. E por aqui? Uns e outros que já morreram e também deixaram fortunas e cartórios para seus descendentes.
O Maria Louca um ser que só trabalhou na política e nunca teve emprego fixo, mas que está muito bem obrigado e usufruindo de polpudas aposentadorias. Fez a base de sustentação e sobrevivência da própria família. Cuidou muito bem dos seus, até da mulher.
A Amante, uma politiqueira típica da Vila Pinto, barraqueira profissional que está na iminência de ver o sol nascer quadrado. Isto se o Gilmar deixar. E por aqui tem muitos outros: o Injusto, Rissini, Trameque, Cravinho, Tricha, Verde Limão, Arcanjo e umas minhoquinhas que se esbaldam nos tapetes pantanosos do Palácio Iguaçu.
Estes nomes eu tirei da lista ainda não decodificada de certa empreiteira construtora de escolas públicas. Mas só isto, não tem mais? Ter tem só que falta espaço. Pensando melhor sugiro a quem se interessar pelo listão dos milionários da pior política que leia o jornal “Impacto” ou assista no final da tarde o “Boa Noite Paraná”, que sempre aparecem nomes de “respeitáveis” políticos desfilando na passarela do noticiário.
Agora, para quem gosta de grandes emoções nada melhor do que assistiria nomes citados no noticiário policial do “Jornal Nacional” ...
“O sujeito só fica rico na vida pública se for peculatário, corrupto ou filho de Presidente. E o pior: só acontece quando o Fiscal do dinheiro público não fiscaliza. E político só não enriquece se for o supra sumo da honestidade!”
Edson Vidal Pinto