Edson Vidal

O Calor da Amizade.

Nos espaços tão conturbados em que vivemos, com desencontros, ódios e indiferenças, é difícil encontrar amigos de verdade. Primeiro por que as pessoas se distanciaram muito umas das outras, começando pelo próprio relacionamento familiar; e segundo porque a luta pela sobrevivência está embrutecendo cada vez mais o sentimento de fraternidade.

Parece que os seres humanos perderam a noção de amar, respeitar e dividir. Claro que escrevo analisando um todo sabendo que toda regra têm exceções. Felizmente. Ter amigo é possuir um tesouro de valor inestimável. Vou puxar pela memória e contar a importância de uma amizade que transcende qualquer obstáculo porque um amigo não pode jamais ser esquecido. Seja ele bem sucedido ou transfigurado pelo mau caminho que escolheu. Como é sabido Harry S. Truman foi o 33o.

Presidente dos Estados Unidos assumindo o posto após o falecimento de Franklin D. Roosevelt (12. abril.1.945). Era um rico fazendeiro do Missouri e cultivava os hábitos rústicos e severos de um homem do campo; quando assumiu a presidência ninguém acreditava na sua liderança e a imprensa procurava ridicularizar os seus modos pela notória falta de traquejo e pelo uso de chapéu caipira.

E sua esposa Bess se recusava morar na Casa Branca ficando na maior parte do tempo na fazenda da família. Truman foi o responsável por autorizar os lançamentos de bombas atômicas nas cidades de Hiroshima e Nagasaki - Japão, terminando o conflito mundial. No término do mandato iniciado por Roosevelt e contrariando as opiniões de seus assessores mais próximos, que temiam a sua falta de popularidade e os frequentes ataques dos jornalistas, lançou-se candidato à reeleição em 1.948.

Seu nome figurou entre o último da disputa, segundo a preferência dos eleitores. E para piorar a situação um mês antes do pleito morreu no seu estado natal um seu amigo de infância e adolescência, que na fase adulta se desgarrou do bom caminho para se tornar um conhecido bandido. E Truman resolveu comparecer no enterro, contra tudo e todos que procuraram impedir que ele fosse prestar seu apoio à família enlutada.

Mas ele foi ao enterro. Seu rosto apareceu em todos os jornais com manchetes depreciativas pela inconsequência de seu gesto por reverenciar um marginal. Depois deste episódio ele dizia aos seus poucos eleitores:
- Um amigo é um amigo, em qualquer momento por pior que ele seja, mas o valor de uma amizade sincera e leal não pode jamais sucumbir por pior que seja a desgraça!

Para os entendidos em politica era uma explicação sem o menor nexo por manchar a reputação de um homem público. Para a surpresa geral Truman venceu as eleições e presidiu com mão de ferro o país até 1.953. Mesmo podendo concorrer mais uma vez decidiu encerrar sua vida pública e voltar para sua fazenda no Missouri. Neste ano venceu a eleição o General Eisenhover - “Ike” - que foi o Comandante Chefe das Forças Aliadas na II Guerra Mundial, um militar de corpo e alma. No dia da posse do novo mandatário existe uma tradição de que o candidato eleito antes de se dirigir ao Capitólio para assumir o posto, momentos antes ele deve se dirigir à Casa Branca para tomar um chá e se despedir do presidente substituído. Ike se recusou e não foi ao encontro que era aguardado por Truman.

Magoado com a descortesia Truman e Bell despediram-se de seus assessores e dos serviçais da Casa Branca. Embarcaram no carro oficial e foram para a estação férrea de Washington pegar o trem para o Missouri. E ao se aproximarem da estação de trens foram surpreendidos por uma multidão incalculável que aplaudiam delirantemente o ex-presidente, reconhecendo sua notável administração e cuidado no trato das atividades do Estado.

Sua passagem no governo foi memorável e o seu jeito de homem simples, trabalhador e leal aos amigos cativou quase toda a Nação. Fica aí um exemplo de que o ser humano esteja onde estiver, ocupe os maiores cargos e ostente o privilégio de todas as honrarias jamais deve deixar de olhar para trás, seu passado e esquecer-se de seus amigos de verdade.

Daí o ditado popular que diz: “quando você estiver subindo nunca esqueça dos seus velhos amigos; pois um dia você pode descer e precisar deles para recomeçar a subir”. Esta leitura apenas serve para refletir...

“Jamais abandone um amigo que você estima  mesmo que ele tenha errado ou alcançado o maior sucesso.  Amigo é palavra mágica que nasce, vive e fica agasalhado no coração. Preservar amizade, mesmo distante, dá certeza que vale viver sem medo de cair e não poder levantar!”
Edson Vidal Pinto

Atenção: As opiniões dos nossos colunistas, não expressam necessáriamente as opiniões da Revista Ações Legais.