Cadê a Praia?
Hoje não sei por que não fui conferir, mas ontem com um céu de azul de brigadeiro e um sol espetacular, resolvi deixar a piscina de lado para um banho de mar. Confesso que não gosto muito, porém tenho minhas recaídas. E como são apenas quatro quadras para percorrer coloquei o guarda-sol e as cadeiras no porta-malas do carro e fui ao encontro das areias e da água salgada. Na verdade eu implico é com a areia: nos pés, pernas, dentro e fora do calção e da camiseta, nas mãos e até nos olhos. Ela me dá alergia.
Mas de vez enquanto vale a pena sofrer. Deixei meu veículo estacionado nas imediações da Associação dos Magistrados, bem mais perto do Hotel Vila Real, peguei os apetrechos de praia e quando cheguei no calçadão olhei o mar e quase desmaiei : sumiram com a praia!
Juro que é verdade. Não tinha nem dois metros de areia entre o mar e o muro do calçadão. Olhei para a esquerda e também para a direita e constatei que toda a orla da praia tinha sumido. Só tinha água do mar, mas nem um pingo de areia para armar o guarda-sol.
As pessoas comentavam sobre a triste realidade: a água do mar está avançando cada vez mais para o continente ou algum político “mau caretista” furtou a areia para colocar em alguma praia particular. É só o que falta acontecer em nosso estado.
A frustração dos banhistas era geral. E eu sempre tenho escrito nestas minhas últimas crônicas que vi o Luiz Ignácio andando por Guaratuba, logo por simples dedução acho que ele é o principal responsável pelo mar ter comido a areia.
E prática ele tem para fazer sumir com as coisas. E agora? Como ficará o nosso querido e festejado balneário? Sim, porque praia sem areia é como automóvel sem rodas, diverte mas não não tem nenhuma graça.
- É culpa do Justus! - disse um morador oposicionista.
- É tudo engendrado para o pai dele poder recuperar os votos perdidos. - falou um outro.
- Como assim ? - perguntei por curiosidade.
- Simples: com o “sumiço” da areia da praia o Alcaide vai pedir para o pai interceder junto ao Governador para que este construa a ponte Caiobá/Guaratuba ...- ???
- Ora, é para os banhistas poderem se instalar no leito da ponte para o indispensável bronzeamento!
- Não tinha pensado nisto - respondi.
- E com uma vantagem: dá para saltar da ponte no mar, e estará resolvido o problema.
- Mas qual será a vantagem? - perguntou um vereador que apoia o Prefeito.
- Ora, ora meu caro. Você então acha que os turistas vão poder se instalar na ponte novinha em folha com guarda-sol, cadeiras e esteiras para deitar sem pagar o devido pedágio?- E onde está escrito que será verdade?
- Nos Diários Secretos da Assembleia Legislativa meu nobre; “naqueles” Diários Secretos...
“Bem que diz o ditado: cabeça vazia, laboratório do diabo. Estou me sentindo um alquimista neste meu ócio litorâneo. Minha veia sarcástica está a flor da pele. Acho que só eu escrevo, leio e me divirto. Você, não?”
Edson Vidal Pinto