Piadas Prontas
Depois da estupidez dos “humoristas” da Porta dos Fundos com o deboche sobre a vida de Jesus Cristo, que resultou no atentado a bomba contra o estúdio da empresa, esclareço que esta crônica não tem nenhuma intenção de criticar a fé e nem a religiosidade de ninguém. Mas ultimamente dois fatos curiosos foram veiculados através da mídia eletrônica, do qual não posso me furtar de comentar.
Evidente que ao fazê-lo, sem querer querendo, minha veia sarcástica não deve ser levada em conta porque se trata de duas piadas prontas. A primeira é o nome de um tabernáculo religioso chamado de “Templo Quadrangular do Triângulo Redondo” -, sinceramente, pode? Poder pode, mas é o fim da picada para encontrar uma religião, não é mesmo? Fico imaginando se hoje fossem vivos Euclides, Arquimedes, Euler, Gauss e Evariste Galois, célebres geômetras e matemáticos de nossa história, e estivessem passeando pela cidade e deparassem com a tabuleta com o nome dessa igreja cristã.
Com certeza absoluta, todos se entreolhariam e não acreditariam no que acabaram de ler. E por serem mestres da ciência exata com certeza procurariam se afastar rapidamente, para no isolamento de suas salas de estudo, tentarem equacionar o aflitivo problema que a fé lhes causara. Provável que morressem loucos!
A segunda notícia é da igreja evangélica fundada pelo PT, tanto é verdade que foram publicadas duas fotos: uma da Gleisi no púlpito pregando um sermão; e a outra o “todo poderoso” , que se parece muito com o Lula, evangelizando os fiéis militantes do partido.
Sinceramente, pode? Com absoluta certeza pode, pois se o então estelionatário alcunhado por muito tempo de “Nostradamus” que “aprontou” muito por estas bandas e depois mudou o apelido de guerra para “Inri Cristo” e fundou sua própria religião, com seguidores em Brasília, por que o PT não pode? Pode até ser absurda uma fraternidade religiosa que reúna só ateus e cuja doutrina seja marxista-leninista; mas nada é impossível no mundo invisível da falácia política. Ditos descrentes necessitam dos votos dos fiéis para se elegerem, tal qual acontece na vida real. Ou não é assim?
E depois que assisti ao filme de um diretor brasileiro impregnado de ideologia até o último fio de cabelo, cujo título é “Dois Papas”, não duvido nenhum pouco que referida igreja Lulapetista não possa ser reconhecida e encampada ao menos pelo Francisco, dominicanos e jesuítas. Pô, acho que avancei um pouco o sinal quando escrevi a frase anterior, mas atesto que nada tem a ver com religião e nem com a fé. Pelo menos, assim, eu acho ...
“Ninguém tem o direito de brincar com a fé e nem com a religião de ninguém. Muito menos afrontar a geometria e criar uma religião para ateus. Os cronistas podem até ser excomungados, desde que no contexto religioso não haja motivos para seus escritos destemperados!”
Edson Vidal Pinto