Edson Vidal

Fechado para balanço

 Positivamente não dá para ficar assustado apesar da seriedade da crise pelo qual passa o mundo, nem encolhido com cara de sofredor em um canto da sala. Temos que reagir, ficar dentro de casa, mas não se deixar domar pelo medo. E para levantar o astral dos idosos reproduzo uma ótima notícia vindo da Itália: uma senhora de 103 anos de idade que tinha contraído o coronavírus e estava hospitalizada, foi curada! 

Os médicos eufóricos rodearam a mulher para tirar uma fotografia e demonstrar o avanço da medicina. A única dúvida que restou e não foi explicada é se o idoso precisa atingir a mesma idade da paciente, para os remédios ministrados produzirem efeitos. Acho melhor que não; mas sem dúvida foi uma réstia de esperança para a classe de 1.930 para cá. Outra notícia confortadora me foi contada por minha cunhada: ela foi as 7 da manhã no supermercado fazer compras, aproveitando o horário que o estabelecimento reservou para os idosos - das 7 às 10 horas - a fim de evitar aglomeração com pessoas menores de idade e a propagação  do vírus. 

Quando ela chegou no local o supermercado estava lotado. Pudera, pessoa de idade acorda cedo. O problema maior foi que até as 9 horas só três idosos tinham passado nos caixas, pois ficaram conversado animadamente uns com os outros contando seus problemas de família e falando sobre as doenças de cada um. Mas a ideia da empresa até que foi boa só o resultado parece que não. Mas ficar recluso em casa também tem seu lado divertido. Ontem recebi u telefonema do Alcântara, meu amigo de infância, comerciante e cidadão probo. Ele queria saber como está meu pulmão e eu respondi que estava me recuperando a contento. E daí passamos a conversar amenidades, até que ele desabafou:

- Meu amigo, coloquei o seguinte aviso na porta do meu estabelecimento comercial: “Aviso. Como o governo mandou fechar as portas do estabelecimento até segunda ordem, decidi por imperiosa necessidade, o seguinte: 1. A partir desta data ficam suspensos todos os pagamentos para quitação de minhas dívidas até segunda ordem; 

2.- estão incluídos neste rol as contas da: Copel; Sanepar; bancárias; de agiotas; do locador; dos fornecedores; do Clube Curitibano; IPTU; do Carnê do Paraná Clube; do Imposto de Renda; dos encargos sociais dos salários dos empregados; os salários dos empregados; IPVA; condomínio; financiamento do caminhão; ISS; cartões de crédito; seguros; postos de pedágios; honorários médicos ; de dentista; mensalidade escolar; pagamentos do Pet; lavanderia; mercearia; Tim; Claro e Net. 

3. Se lembrar de mais alguma pessoa física ou jurídica editarei novo aviso. Obrigado pela compreensão.” Quando o Alcântara terminou de falar eu caí na real e meus olhos ficaram úmidos. E depois que nos despedimos, fiquei absorto nos meus pensamentos. Só disse quase sussurrando uma frase lamuriosa: “ Meu Deus, como iremos fechar esta conta, quando o vírus desaparecer?”

“A maré não está para peixe. Se ficar o bicho come ; se correr o bicho pega. Fechar tudo ou não fechar nada. Sair na rua ou não sair. Pagar contas ou não pagar.Ser ou não ser; eis a questão!”

Edson Vidal Pinto

Atenção: As opiniões dos nossos colunistas, não expressam necessáriamente as opiniões da Revista Ações Legais.