Edson Vidal

E começou o quebra quebra?

Na segunda-feira à noite um grupo de vândalos percorreu a área do Centro Cívico de Curitiba promovendo arruaças e depredando prédios. Dizem alguns que são agentes infiltrados por movimentos comunistas para subverter a ordem e criar pânico, com intenção de provocar o governo federal. E tudo aconteceu de repente e sem ninguém esperar. Pelo que mostrou alguns vídeos postados no Facebook o grupo era constituído de jovens aparentando estudantes de periferia da cidade. 

Parece que será o início de tantas outras estrepolias que estão por vir, pois o clima político está propiciando que a crise política instalada tome proporções insustentáveis, a ponto de ensejar nítido antagonismo dentre os lados em disputa. A provocação pública objetiva fazer com que o governo reaja colocando militares nas ruas como querem os insufladores, a fim de se tornarem vítimas da sanha repressiva de um governo facista. Daí então a imprensa denunciará ao mundo a violência para comprometer ainda mais a imagem e as finanças do país. 

E quanto mais enfraquecido o governo estiver mais fácil será subjuga-lo. Essa a estratégia perfeita para pulverizar um governo que não é e não aceita conviver com os contrários. Pois tem tem outro motivo que não este? Vejamos apenas alguns, os principais: militantes esquerdistas perderam emprego dos cargos comissionados; os sindicatos estão enfraquecidos; empresários deixaram de fazer furtunas as custas de Entes Públicos; a corrupção não faz mais parte do governo federal; o Banco do Brasil que é uma sinecura será privatizado; a economia estava entrando nos eixos antes da chegada da pandemia; a Imprensa deixou de ser sustentada pelo dinheiro dos contribuintes; e os partidos de esquerda apenas estão orbitando o Poder.

Ou tudo isto é mentira? Se for então a pretensão dos ativistas da turma do “contra” é porque o Presidente é um tosco, autoritário, quer sufocar a democracia, não aceita cumprir decisões do STF, quer defender a economia às custas de vidas humanas, objetiva controlar a Polícia Federal para proteger seus filhos e porque é fã do Presidente Americano? Creio que são estes os principais motivos prós e contras o Presidente reverenciado ou defenestrado. Eis aí a linha divisória que separa quem quiser ficar de um ou do outro lado; salvo que eu tenha me equivocado. Se este é o imbróglio cada um opte para o lado que quiser, e os omissos que permaneçam como estão e depois aguentem as consequências ...

“A democracia sobrevive com manifestações públicas promovidas por ativistas que fazem da baderna a sua bandeira? Toda ação gera reação. Não existe Governo sem a força; esta é a base de sua sustentação. Provocações impensadas geram consequências catastróficas. Tudo é questão de tempo.”

Edson Vidal Pinto

Atenção: As opiniões dos nossos colunistas, não expressam necessáriamente as opiniões da Revista Ações Legais.