Edson Vidal

Sábado do Peru!


Você viu o tempo ontem em Curitiba? Chuva e frio com nuvens cinzentas o dia inteirinho. Vamos e venhamos, não sentiu falta daquele sol maravilhoso dos últimos meses? Sentiu, tenho certeza que sim. 

É claro que precisa chover porque a seca já estava chegando na caixa d’água das nossas residências, pois Curitiba estava mais para Las Vegas: calor a tarde e frio à noite, só faltavam os cassinos funcionarem porque sabidamente as casas de jogo tem sessões todos os dias, nas barbas da polícia. E por falar em polícia: o Fachin na manhã da última sexta-feira, na sessão virtual do Pleno do STF, proferiu seu voto confirmando liminar que concedera para obstar a Polícia do Rio de Janeiro de realizar operações nas favelas cariocas enquanto perdurar a Covid-19. Dá para entender?

- Claro, Mané. - respondeu o Belmiro “fura umbigo”, chefe da boca de fumo do Morro da Rocinha. - Tamo liberto, compadre. Os home não pode agir, morou?

Pô, não dá para entender o que essa Turma de Brasília decide, não é mesmo? Será que eles temem que os bandidos contraiam Covid dos policiais? Ah, sem esquecer que também mandaram muitos presos condenados cumprirem suas penas em casa, desde que fiquem comportados e assistindo desenhos animados na TV todos os dias.

- Santa Ingenuidade! - como diria o Robin. - Eles com certeza são filiados no PSOL, o partido mais progressista que protege criminosos, ladrões, pedófilos e o Lula!

Caramba, o brasileiro está sofrendo com a dengue, foge como o diabo da cruz para evitar o coronavírus, está na iminência de se engasgar nas nuvens de gafanhotos e quando pode sair na rua, deixando de lado o isolamento social, é assaltado por bandido que foi solto por um juiz. E o Ministério Público não bate o pé? Ou só age quando dá notícia? 

Aliás com tantas mortes que a Rede Globo tem anunciado vítimas do vírus chinês está na hora dos Promotores estaduais cobrarem dos respectivos governadores e prefeitos o porquê desses óbitos, pois segundo decidiu o STF estas autoridades é que são diretamente responsáveis, cabendo ao Governo Federal apenas repassar verbas e logísticas, nada mais. E pelo que se sabe o Governo Federal tem cumprido sua parte. E os outros? Vamos apurar responsabilidades gente, como está só o STF é que gosta. 

E a Polícia? Ora como sempre na mesma: quando pode encetam diligências e prendem um rosário de marginais para, logo em seguida, os de sempre soltarem ...

“É difícil colocar nos eixos o Brasil. Basta raciocinar um pouco: político quer agrados e benesses; o STF não condena e manda soltar quem estiver preso; o MP só trata do social; o TC não fiscaliza coisa nenhuma; a Polícia não pode agir; o vírus continua matando e a Imprensa só desinformando.

Como presidir um país como este? Ah, claro só mesmo uma pessoa: a impagável Dilma!”

Edson Vidal Pinto

Atenção: As opiniões dos nossos colunistas, não expressam necessáriamente as opiniões da Revista Ações Legais.