Edson Vidal

A Falta de Caráter

O desvio de conduta do ser humano quando o desqualifica no contexto social faz com que o mesmo perca o amor próprio e não tenha mais vergonha. E os exemplos mais comuns são encontrados na vida pública -, políticos sem escrúpulos fingem quando usam terno e gravata que estão acima de qualquer suspeita apenas para inglês ver. No entanto a última edição da revista britânica “Economist” estampa na capa o Lula vestido de traje social, com os seguintes dizeres: “O lobo em pele de cordeiro considerado o mais corrupto Presidente da história do mundo: o Presidente que quebrou uma nação ...”. 

Os ingleses não são nada burro e não se deixam enganar como os homens da nossa Justiça. Sinceramente? Não dá mais para aguentar a desfaçatez dos membros do STF em teimarem de manter em liberdade um notório ladrão de lesa Pátria. Ele que hoje é milionário que debocha de ser um pirata demagogo que tem até o direito de criticar o governo através da imprensa. E o pior: ele tem salário de Presidente, funcionários a disposição, passagens aéreas, automóvel e escolta da Polícia Federal. Igual aos demais ex-mandatários: um nojo! Aliás neste tópico o dr. Moro usufrui de idêntico privilégio. Um acinte ao bom senso. 

Mas disto ele não reclama e nem se faz de rogado. Mas se a Justiça brasileira fecha os olhos e se mantém omissa, o povo está mais vigilante do que nunca e não perdoa. Está sendo rotineira as notícias dando conta de episódios públicos quando esses indivíduos são vaiados a bordo de aeronaves e em vias públicas. O Gilmar é campeão destas abordagens porque ninguém suporta mais a sua figura física -, com um beiço avantajado e carrancudo no plenário do STF ele se “derrete” quando é assediado publicamente com todos os tipos de palavras de baixo calão. Também o Moraes tem passado carão, porém sempre escoltado pela Polícia Federal. 

Quando o homem público precisa de escolta sem ser chefe de Poder ou Secretário de Segurança Pública é porque está sujo e mal visto pela opinião popular. Mas a falta de caráter parece que é tônica no atual cenário do país; a nossa principal crise ainda é moral pois a econômica, num governo que não rouba e nem deixa roubar, está em segundo plano. É triste para um país rico e um povo trabalhador assistir que pela desonestidade o infrator tem privilégios, habeas corpus, dinheiro e até escolta policial ...

“Quando a Justiça é fraca e acha que está certa o país padece e a moral pública some. Quem fiscaliza se omite; quem deveria estar preso não está; quem se elegeu e não deveria; eis aí a fórmula do fracasso de qualquer país!”

Edson Vidal Pinto

Atenção: As opiniões dos nossos colunistas, não expressam necessáriamente as opiniões da Revista Ações Legais.