Previsões até o Final do Ano
No primeiro dia útil do começo da semana crescem as expectativas sobre os acontecimentos que vamos ter que suportar, pois é sempre aborrecido em plena pandemia ter que testemunhar fatos repetitivos do cotidiano. Mas com serenidade vamos juntos vencer a mesmice. Para saber se os dias até o final do ano serão diferentes fui procurar a mãe Maria Helena , uma pessoa incrível com poderes mediúnicos cujo paradeiro eu soube através de uma tabuleta, pendurada com arame num poste da rua Bento Viana.
- Dona Maria Helena?
Apareceu na porta uma loira glamurosa, com turbante na cabeça, vestido curtíssimo, salto alto e com os lábios pintados de vermelho bombeiro, com seus trinta e poucos anos bem vividos:
- Entre meu filho, pode me chamar de mãe Lenita, fica mais íntimo.
- Mamãe, posso sentar? - perguntei encabulado.
- Sim, na cadeira em frente da mesa onde estão meus búzios. - apontou a vidente.Fiquei olhando o ambiente, absorto com o que estava vendo, mobiliário e enfeites no estilo rococó, quando ela perguntou:
- O meu filho quer saber o quê?
- Sobre o futuro ...
- Ah, sim. Vou consultar os búzios. - pegou um monte de conchinhas, botões de roupas, bolinhas de gude e pedras de vísporas, chacoalhou bem as duas mãos e depois jogou tudo sobre a mesa e passou a decifrar o texto formado pelos penduricalhos.
- Hum, muito interessante ...
- O quê? - perguntei.
- O Lula vai se separar da Janja ! Vai dar uns tapas nela e daí já viu a Lei Maria da Penha ...
- Então ele vai ser preso? - insisti.
- Nada, pois o Gilmar vai conceder Habeas Corpus.
- E o que mais vai acontecer mamãe?
- O Bolsonaro vai renunciar!
- Mesmo? - Indaguei curioso. - Como? Por quê?
- Não sei bem, os búzios estão muito embaralhados, uns sobre os outros ...
- Diga, diga. - Quis saber.
- Não tenho certeza mas parece que ele vai treinar o time do Coxa ...
- Por quê? Por quê?
- Parece que ele gosta de pegar rabo de foguete . Ei, espere, esqueça. Li errado :não é o Bolsonaro que vai renunciar é o Maria Louca!
- Vai por quê? Ele não tem cargo nenhum e não trabalha? - insisti.
- Vai renunciar sua fixação na Carta de Puebla ...
- Grandes coisa, esta é uma notícia que não interessa ninguém.- respondi chateado.- O homem já era...
- Mas tem uma outra que acabei de interpretar nos búzios que é uma verdadeira bomba! - disse a sortista.
- E o que é ? - perguntei sem muito entusiasmo porque não estava acreditando muito no que a mulher dizia.
- E se eu disser que o Greca vai perder a eleição?
Fiquei atônito. E a mulher prosseguiu:
- O Trump também vai perder ...
Daí comecei a desconfiar das previsões, mas continuei ouvindo:- O Papa vai se converter no cristianismo ... o Ratinho Filho vai trabalhar ... a vacina chinesa vai dar certo ... o Doria vai entrar no partido do Bolsonaro ...
- Espere! pare por favor!! Você tem certeza de que está lendo essas coisas aí ou está brincando?
- Brincando bobinho? Claro que não! Sou uma mulher de respeito e uma vidente com pós-doutorado e não erro nunca! Está duvidando?
- Estou! - respondi na bucha.
- E por quê você não está acreditando em minhas previsões? Acha que por acaso eu não sei ler os búzios?
- Acho! Pois duvido do que você tenha dito possa acontecer até o final deste ano. Eu duvido !
- Que homem cético, Cruz credo. - disse a mulher se benzendo. - Se você não acreditar pague meus honorários e saia da minha casa.
Achei melhor pagar os trezentos reais sem discutir e deixar a residência da vidente. Vidente coisa nenhuma, pensei com os meus botões até entrar no meu carro. Fui ludibriado cinicamente e antes de dar a partida no motor continuei com minhas elucubrações. Mas de repente comecei aos poucos mudar de ideia : e se as previsões derem certo? Afinal a mulher é uma pós-doutora como o Fachin e tudo poderá acontecer, não é mesmo? E fui tomado pela dúvida. Mas acho melhor não contar o que eu ouvi para ninguém, pois poderei ser mal interpretado e muitos poderão dizer que eu inventei. Ok, melhor guardar o segredo e esperar o tempo passar. Pois o futuro é como o futebol : uma caixinha de surpresas ...
“Ler o futuro exige dose de sapiência e dúvidas. A mãe Maria Helena não inspirou muita confiança no que disse, porém merece sempre o crédito pela dúvida. Nada é impossível e esta é a única certeza que o futuro nos reserva.”
Edson Vidal Pinto