Edson Vidal

E Agora Vem o Vírus

Quem aproveitou, aproveitou; quem abusou, abusou; quem foi no bar foi, quem não foi azarou. Por quê? Em Curitiba acabou o período eleitoral e o COVID-19 voltou de viagem e desceu faceiro no aeroporto Afonso Pena. E agora? Fim de papo: medidas protetivas urgentes serão editadas pelo Prefeito reeleito da Vila de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais e pelo invisível Governador, dúvida? Aguarde. 

Na entrevista que concedeu à Rádio Bandnews o Prefeito transbordando de orgulho disse que jamais determinará o fechamento de nada porque não é de sua índole manietar o comércio e mandar os idosos ficarem em casa, salvo que as autoridades sanitárias determinem regras mais severas. Entendeu? Uma conversa para enganar os incautos e tirar o fiofó da reta. 

Político é assim mesmo, tem palavras certas para usar nos momentos adequados; vitorioso nas urnas usa da sandália da humildade sem esquecer do chicote que está nas mãos. E quando o vírus continuar passeando pelas ruas com certeza vai receber reprimendas e o povo liberto vai para a senzala. A chamada “segunda onda” já chegou há algum tempo, mas no momento político ela foi tratada como uma “marolinha” sem nenhum combate. 

A partir de hoje tudo será diferente, a bandeira amarela vai deixar de tremular e outra cor será hasteada no mastro de nossa cidade:


- E daí ? - perguntou a voz da consciência.
- Bem daí, a neura vai continuar ...
- Neura ?
- Claro, o medo de ser contaminado pelo vírus e viajar para o espaço. - respondi.
- Poético, mas e a “reclusão” social ?
- Continuará sendo a sina dos idosos e pessoas de risco, cabendo aos jovens redobrar os cuidados para se proteger e respeitar aos outros ...
- Sei, acha isto cabível?
- Vai depender da educação  e consciência das pessoas,apesar de estarmos vivendo num século de efervescência de ideias e modos, porque cada indivíduo acha que pode viver como quiser sem respeitar as regras de convivência.


Minha consciência deu uma risadinha e deixou de me questionar. E quando me senti sozinho também comecei a duvidar de minhas assertivas, afinal vivemos em uma sociedade sem freio onde liberdade se confunde com libertinagem e política com politicalha. É claro que a grande maioria não quer respeitar ninguém e nem se importar com nada, acham que viver delirando é bem melhor. 

Mas precisamos nos prevenir e cuidar com o vírus chinês, não vale a pena abusar e nem achar que tudo não passa de uma grande besteira. Todo o cuidado é pouco. Lembre-se que nós  os mortais não temos a resistência e nem a a cara de pau dos políticos, que com certeza engabelaram o dito cujo para ficarem incólumes,  pois garimparam votos por lugares fétidos e estranhos que nunca antes ousaram passar ...

“E terminou na Capital a zoeira política pois o alcaide da Vila de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais foi reeleito. Percentual de votos expressivo e incontestável.Só que o Vírus está entre nós e continua matando. Acabou o período eleitoral e agora é a vez de ditar regras duras para proteger a vida. Dúvida? A Secretária de Saúde está prontinha para dar as ordens. E não vai demorar nadinha.”

Edson Vidal Pinto

 

Atenção: As opiniões dos nossos colunistas, não expressam necessáriamente as opiniões da Revista Ações Legais.