Edson Vidal

Só Falta Fechar a Tumba!

Que a Justiça brasileira está na UTI há muito tempo não é novidade para ninguém. A advocacia deixou de ser uma voz respeitável no país e sucumbe na omissão de seu então respeitável órgão de classe que foi a OAB, para se tornar um clube entre amigos que se perde na ideologia e pequenez de vesga diretoria federal. O glorioso Ministério Público que por interesses partidários de alguns poucos de seus integrantes deveria se chamar Ministério Social, pois deixou de fiscalizar a aplicação das leis para se tornar um defensor de Sem Terras e minorias da moda. 

E o Poder Judiciário por sua vez perdeu sua credibilidade de imparcialidade e Justiça para ser o empecilho da moralização do país. No pior exemplo e comportamento que os integrantes do STF tem dado ao povo nos últimos vinte anos para cá, tem aniquilado a esperança de que ainda possam surgir boas vassouras naquela Corte para varrer a imundice da corrupção pelo ralo do inferno. O povo está farto de tantos escândalos, de causídicos despreparados, promotores sem fibra e Juízes com comportamentos inconsequentes. 

E no próximo dia 19 de dezembro cairá a última gota para transbordar a paciência e tolerância do sofrido povo brasileiro. A imprensa tem noticiado há algum tempo que na data referida se o Juiz não sentenciar o processo criminal do qual o Luiz Ignácio responde por corrupção, por ter recebido milhões da Odebrechet para comprar o terreno em que foi edificada a “Fundação Lula”, ocorrerá a prescrição do crime. Em outras palavras para o leigo entender: o crime caducará, ou seja, deixará de existir. E por culpa de quem? Da inércia do Estado, leia-se, no caso, do Lewandoski o relator do processo que fez mil estrepolias para contribuir com a defesa do réu e permitir a procrastinação do feito. Dispensável tecer comentários técnicos sobre o imbróglio processual, pois só interessa agora salientar que a prescrição está caminhando a passos largos para a alegria dos lulistas apaixonados. 

E o Brasil que se lasque! E pensar que no dia que isto ocorrer o povo festejará, a Comissão de Direitos Humanos da ONU emitirá nota de regozijo porque o mais honesto de todos os brasileiros estará livre dos processos e os sindicalistas, sem terras e professores universitários estarão festejando de mãos dadas nas praças e ruas das cidades. E o cidadão probo, cumpridor de suas obrigações, pagador de impostos, ordeiro e patriota dirá o quê? Com que ânimo olhará para o futuro? E como vai poder encarar seus filhos menores e netos? Não é possível que exista gente com tanto sangue de barata correndo nas veias, tanta resignação perante um fato sem justificativa, sabendo-se que existem culpados e cúmplices pela prescrição.Infelizmente quando o próximo dia 19 chegar só restará mesmo fechar a tumba para sepultar de vez a Justiça brasileira ...

“A prescrição é um instituto processual penal que corresponde a inércia do Estado. E o Estado tem seus representantes legais no processo o Promotor e o Juiz, sendo que ambos têm o dever de zelar para que não opere a prescrição. Para bom entendedor a charada está às claras.”

Edson Vidal Pinto

 

Atenção: As opiniões dos nossos colunistas, não expressam necessáriamente as opiniões da Revista Ações Legais.