Agora é Vez do Mosquito
Na temporada de praia todo o dia é uma surpresa pois tudo pode acontecer num abrir e fechar de olhos. Em Guaratuba impera sempre o céu carrancudo com nuvens escuras e chuva iminente toda hora -, é difícil prever como será o tempo, pois quando o sol aparece de manhã não é certeza que deixará de chover no final da tarde ou à noite. O caiçara que é o típico habitante do local não liga nem um pouco pois quando está andando de bicicleta pela rua pode chover a cântaros que ele continua pedalando no mesmo ritmo sem perder a pose.
Esta é a praia de Guaratuba no mês de janeiro, também combalida pelo medo da COVID-19. Mas hoje foi um dia diferente porque não choveu mas em compensação no cair da tarde uma esquadrilha de mosquitos desceu de mansinho na cidade. E foi picada para todos os lados.
Eu sentado na área de casa quando percebi tentei dialogar com o chefe da turba:
- Ô, mosquitinho chato, você não tem outro lugar para ir ?
- Estamos chegando de Brasília ...
- De Brasília?
- Perfeitamente e resolvemos vir para Guaratuba veranear ...
- E alguém está infectado com a dengue? - perguntei preocupado.
- Só alguns.
- E por quê não ficaram em Brasília?
- Porque os políticos estão de férias ...
- ?
- Eles tem o melhor sangue para ser sugado porque tem um ótimo teor alcoólico.Entendi o suficiente que os mosquitos recém chegados são alcoólatras. Por quê ? Perguntei ao mosquito-chefe:
- Desde que o Lula chegou na presidência,uma picadinha aqui, outra acolá e toda a “tropa” logo descambou para o vício. Só que o homem sumiu de uma hora para outra!
- Sei, mas por quê vieram logo para Guaratuba?
- É que disseram que tem um político chegadinho no “mé” e nós viemos conferir.
- Informação equivocada : o único ex-político que perdeu a pose e os votos gosta mesmo é de mamona. Serve ? Se servir ele mora em Curitiba e posso até lhe dar o endereço.
-Mamona!? Eca, tem muitas toxinas e pude matar ...
- Mas ele gosta e come diariamente no café da manhã. - insisti.
- Não. Preferimos sugar o sangue do Luiz Ignácio!
- Ok, eu sei onde ele está?
- Mesmo ? - Perguntou o líder dos mosquitos. - Onde ele está?
- Se eu disser vocês vão embora de Guaratuba?
- Vamos !! - gritou a turma toda em uma só voz.
- Vocês prometem?
- Prometemos e juramos!!
- O sujeito está em Cuba ...
Nem foi preciso dar melhores explicações porque o grupo todo reunido numa única nuvem de mosquitos de todos os tipos e tamanhos, levantou voo e rumou em direção ao mar. Ufa, que alívio. Acho que salvei com minha astúcia a temporada de praia.
E quando ia me vangloriar senti que um mosquito acabava de picar o meu dedão do pé. Com a velocidade de um raio dei um tremendo pé de ouvido no miserável do retardatário que saiu voando só com meia asa, no rastro da sua turma de pinguços...“Chuva ou mosquito ? Ninguém merece quando está veraneando na praia.
E é sempre assim quando chega o calor no litoral: não chove tem mosquito, quando tem mosquito é porque não chove. O zumbido deixa qualquer um enlouquecido e a picada se transforma num calombo que só serve para coçar.
Ontem a noite dialoguei com um deles, descobri que são alcoólatras e contei que o Lula está em Cuba. Ficamos livres desse grupo. Pior será quando o bando de mosquito disser que são abstêmios!”
Edson Vidal Pinto