O Direito de Creditar
Você acredita em pesquisa para saber qual o candidato que presentemente está em primeiro lugar para a próxima eleição? Acredita? Tudo bem se você acredita o problema é seu e de mais ninguém. Mas com certeza você também acredita em Papai Noel, Conde Drácula, Coelhinho da Páscoa e no Peter Pan, não é mesmo? Só pode ser. Vou tentar raciocinar com a aparência dos fatos: entre o Bolsonaro e o Luiz Ignácio qual deles pode enfrentar de peito aberto um grupo de pessoas na rua? Sem dúvida o Bolsonaro.
Entre os dois quem tem a credibilidade de ser um homem honesto? É claro que o Bolsonaro. Qual dos dois roubou mais na Presidência? Com absoluta certeza não foi o Bolsonaro. No relacionamento espúrio com o STF qual deles é o mais cortejado? Nem pensar que possa ser o Bolsonaro. Então a pesquisa do Datafolha que aponta em letras garrafais que o Luiz Ignácio detém a preferência esmagadora de votos para se eleger é verossímil? Não precisa ser muito inteligente para responder que não. Por quê? Ora o Datafolha é um instituto de pesquisa da “Folha de São Paulo”, grupo empresarial que segue a mesma linha ideológica do qual também se perfila o Lulapetismo. Um jornal que combate o governo federal sem nenhuma pausa, nem para respirar.
E a pergunta que não quer calar: alguém em algum tempo foi consultado por algum “pesquisador” do Datafolha sobre qualquer consulta de preferência? E quem foi que atire a primeira pedra. Ué ninguém atirou nem uma? Estou dizendo a verdade pode atirar! Ah, não tem pedra onde você está ou nunca houve consulta? Claro que as consultas não saem das imediações do Morro do Jacarezinho, dos corredores do Palácio Bandeirantes e nem dos salões do Sindicato dos Metalúrgicos ou coisa parecida. Ou alguém acha que tem pesquisadores telefonando ou percorrendo áreas para perguntar aos eleitores mais esclarecidos? E você ainda continuará acreditando nas pesquisas do Datafolha? Depois desta se você acreditar é porquê você é militante da esquerda, odeia o Bolsonaro ou é um daqueles que se ufana em dizer que é “do contra!”
Mas contra a maré dos acontecimentos os números das pesquisas só servem para iludir os incautos e fazer tremer os inseguros. Ademais pela lógica o Luiz Ignácio não tem credibilidade nem para vencer a eleição de síndico de prédio; todavia como na política quase sempre os atos desairosos dos candidatos são esquecidos pelos eleitores, o imprevisível pode se repetir com um malandro retornando à presidência. Nem em sonho.
Particularmente não acredito pois o eleitorado ao que parece estar mais atento aos acontecimentos e as manifestações de rua são indicativos positivos para escorraçar da vida pública do país o Luiz Ignácio, Haddad, Ciro, Marina, Boulos e quem o partido do FHC indicar. Entre estes é mais fácil o Maria Louca ganhar uma competição hípica com seu cavalo preto pintado de branco, do que qualquer deles ganhar uma disputa presidencial...
“Engraçado no Facebook como tem pessoas preocupadas em demasia com o fake news -, além de censores são críticos tipo donos da verdade. Mas nunca vi nenhum deles se insurgir contra o Datafolha, um fake escancarado!”
Edson Vidal Pinto