Quando Não Adianta Chorar
Claro que na vida não existe ninguém que não tenha se arrependido do que fez tardiamente, pois basta um segundo de bobeira para que o pior aconteça. E depois que aconteceu a pessoa fica lamentando mesmo sabendo que é tarde demais, porque o que passou, passou. Não existe replay na vida de ninguém. Às vezes me pergunto por que escrevo tanto reprisando na necessidade de cada eleitor valorizar o seu voto, pois sei que pouco adianta pois o povo votante de um modo geral não perde nunca a oportunidade de votar num amigo, em alguém que tem empatia ou para atender o pedido de terceiro. Por quê? Porque não temos consciência política pois não fomos criados em ambientes politizados, são poucos aqueles que tem o pai ou a mãe que são filiados a Partidos Políticos ou discutem política dentro de casa.
Diferentes de uma criança recém-nascida nos EEUU que ganha do pai a filiação em um dos dois principais partidos políticos, nós no Brasil presenteamos nossos bebês com a camisa do nosso time de futebol. É claro que nossos Partidos Políticos são meras siglas de fachada porque não tem ideário, estatuto rígido e nem bandeira que sirva de mote para reivindicações sérias pois seus “donos” e caciques agem de acordo com as conveniências pessoais.
Na vida pública exerci cargos políticos de relevância dentro do estado sem nunca ter me filiado há qualquer Partido, pois nunca pretendi ser candidato a cargo eletivo e nem para agradar ninguém. Pois continuo não confiando em nenhum deles por saber que todos eles tem um pequeno grupo que manda e uma maioria de inocentes úteis que obedecem. E o pior: levei muito tempo (e me arrependo profundamente) de ter sempre orientado os mais jovens a não participarem da política partidária, apesar do mencionado ranço dos Partidos, porque sem a atuação política ninguém pode transformar a triste realidade do país.
Só quem detém cargo eletivo no Executivo ou no Legislativo é que pode ditar políticas públicas ou legislar para o aperfeiçoamento das leis, como também, só estes poucos é que podem escolher nos cargos comissionados indivíduos que tenham possibilidade de contribuir em benefício do povo. Claro que me refiro aos bons e úteis Administradores Públicos. E quem não participa da política está há margem de qualquer transformação e longe das grandes decisões.
É por isto que hoje (tardiamente) proponho que todos os homens e mulheres participem da política e da política partidária para o bem do Brasil. É por isto que não canso de escrever que o voto de cada um seja o melhor a fim de que os candidatos eleitos sejam confiáveis, honrados e cumpridores de obrigações. Não é utopia pois o possível que isto possa ocorrer, basta que o eleitor tenha amor pelo Brasil.
E se a escolha da eleição que se aproxima for sem critério e continuar sendo uma “ação entre amigos” não só o arrependimento será tarde mais, como poderemos até amargar a possibilidade de perder o sagrado direito de nossa liberdade…
“Não é utopia querer que os eleitores valorizem seus votos e elejam políticos de escol. Basta que os bons cidadãos acordem de seus sonos letárgicos e pensem um segundo no futuro de seus filhos e netos.”
Edson Vidal Pinto