Vamos Voar Minha Gente!
Pelo visto até o final do governo do Ratinho Júnior o cidadão curitibano Edmundo Eleutério vai sair de sua casa no bairro Sitio Cercado pegar um transporte aéreo na estação de embarque na esquina de sua casa para ir até o bairro de Santa Cândida em apenas quinze minutos com todo o conforto e sem estresse.
Sim, verdade pura. O governador viajante foi até o México conhecer uma inovação em transporte coletivo - um teleférico inaugurado há dez dias que tem cabines para até dez passageiros - que será sucesso em Curitiba. Parece que já estou vendo a obra sendo inaugurada com pompas e o Edmundo Eleutério com toda a família disputando com as autoridades o privilégio de ser o primeiro passageiro a entrar no balanço do bondinho. Será uma festa inesquecível com muitos fogos de artifícios sem barulho e o bloco carnavalesco do “Não Agite” tocando freneticamente para comemorar a boa nova.
- Será que é seguro? - perguntou desconfiada a d. Nena, quando viu a altura do bondinho pendurado numa linha de aço.
- Senhorinha não se preocupe. - esclareceu o Rafael - Minha equipe da Urbes testou o suficiente e não há perigo nenhum …
- Não seria bom fazer seguro de vida antes de embarcar? - arriscou um senhor de idade, ex-integrante da Esquadrilha da fumaça.
- Nem um pouco. - respondeu o Gréca na condição de aliado do governador já meio aborrecido.
- Acho perigoso, não sei, não. Acho que não vou arriscar …
- Ora, Requião. - falou o Greca para seu ex-amigo. - Você sempre é do contra e está com inveja da obra do nosso governador !!
- Governador? O Ratinho nunca foi governador, nunca montou num cavalo como eu. Ele apenas viaja pelo mundo da lua e o bonde aéreo é uma estupidez sem tamanho. Quando eu retomar o governo na próxima eleição eu vou acabar com essa folia aérea.
- Como você é explosivo! - disse o Guto, Chefe da Casa Civil. - Só falta você querer implodir a ponte que liga Caiobá com Guaratuba, uma obra da engenharia que foi construída graças a vontade política do nosso amado governador. - Provocou o Vice-Governador. - Pois você me deu uma boa ideia: a ponte está mal construída e os alicerces são muito frágeis. Vou mandar o próximo diretor do DER pegar uma picareta e destruir toda a estrutura, para a volta do ferryboat …
- Mas primeiro Requião, você vai ter que ganhar a eleição. - Provocou o Doático o inimigo número um do velho político decadente. - Você é traíra! - gritou o estraga prazer.
- Você também! - respondeu Doático na réplica.
E quando o clima estava esquentando entre os dois a turma de autoridades e o povo que participava da inauguração do bondinho aéreo que vai sobrevoar o céu de Curitiba, começou a gritar freneticamente em coro:
- Briga! Briga! Quem desistir é mulher do Padre!!
Foi quando acordei com um barulho enorme dentro de minha cabeça, era zumbido vindo do fundo de meu labirintite. Abri os olhos e logo pensei: teleférico? Ponte entre Caiobá até Guaratuba? E logo caí em mim e dei uma gostosa gargalhada. Pois é exigir muito de um governo que não passa das boas ideias que tem…
“Governar com notícias de jornal parece a marca registrada do atual governo do Paraná. Garantido pelo jogo do tabuleiro político para ser reeleito, o Ratinho é um jovem que está perdendo a oportunidade de mostrar trabalho. Mal assessorado sobrevive pela ausência de bons adversários.”
Edson Vidal Pinto