Para que Serve a AGU ?
Tinha um LP em que foi gravado um show do humorista José Vasconcelos que se chamava “Eu Sou o Espetáculo” onde ele fazia imitações e contava cenas hilariantes de personagens famosos do rádio e da TV, e dentre eles há um do compositor e animador de auditório Ari Barroso que vale a pena rememorar. O Ari era considerado por todos um homem ranzinza, estava no auge de sua popularidade por ter sido o autor da música “Aquarela do Brasil” uma obra prima do cancioneiro nacional, comandava na Rádio Nacional do Rio de Janeiro um programa de calouros chamado “A Hora do Pato” que grasnava quando o candidato era reprovado. Certo dia ele chamou o “futuro” cantor:
- Senhor Alberto Chiado.
- Sou eu mesmo, “seu” Ari.
- Boa noite, “seu” Chiado.
- Boa noite, “seu” Ari.
- “Seu” Chiado o que o senhor vão cantar ?
- Um sambinha, “seu” Ari.
- Ah, um “sambinha” não é mesmo ? Se fosse outro ritmo o senhor diria que vou cantar uma guarânia, um tango, um rock, mas como é samba o senhor diz que vai cantar um “sambinha”, não é mesmo ?
- Sim, “seo” Ari.
- Muito bem, que “sambinha o senhor vai cantar, “seu” Chiado ?
- A “Aquarela do Brasil” né “seu” Ari…
- Vai cantar coisa nenhuma; pois o sujeito queima as pestanas para fazer uma obra prima e vem um Chiado qualquer e diz que vai cantar um “sambinha”, a Aquarela do Brasil! “Sambinha” uma ova, o senhor não vai cantar nada …
Quém, Quém, quém …
Lembrei desta passagem como introdução desta minha crônica quando indago para quê mesmo serve a Advocacia Geral da União (AGU) ? Sim porque referido Órgão advocatício sabidamente é de assessoramento do Presidente da República e que no foro judicial também defende os interesses da União, por isto seus agentes foram incumbidos e levaram quase duas semanas quebrando a cabeça e montando uma peça de arquitetura jurídica chamada de “Impeachment do Xandão” que o Presidente Bolsonaro protocolou no Senado da República para defenestrar o Alexandre Moraes do cargo de ministro do STF. Pasme; o dr. Pacheco, atual Presidente do Senado, num lançar d’olhos, minutos após o pedido ter sido protocolado declarou na Imprensa : “Não darei encaminhamento no pleito, porque a pretensão formulada não tem o mínimo respaldo legal”.
E com qual igual ênfase se manifestaram a OAB e um pequeno bloco de ex-Ministros da Justiça. Não é engraçado ? Ditas afirmações não parece que tem uma certa relação com o “causo” contado pelo José Vasconcelos ? Esclareço melhor : os advogados da AGU quebraram a cabeça para montar juridicamente uma petição para o impeachment do Xandão e vem uma turma de esquerdinhas alegar que o pedido não tem nenhum fundamento legal. Pô, será que os agente da AGU são tão desqualificados a ponto de terem elaborado um pedido obtuso ?
E o pior : expondo o Presidente da República numa aventura inconsequente? Se a petição formulada é despropositada então para quê serve a Advocacia Geral da União ? Cabide de emprego ? E pensar que um ex-chefe deste Órgão será o futuro ministro do STF. Brincadeira não é mesmo ? O leitor que faça sua análise e tente decifrar qual destes lados está com a verdade e a legalidade. Eu prefiro encampar o entendimento da AGU do que acompanhar o chiado dos contrários …
“No Senado da República o seu Presidente tem muito mais poder do que se pode imaginar. Sua vontade prevalece em qualquer circunstância.O crime de prevaricação não lhe pode ser imputado pois segundo alguns ele está acima da Lei. Brasiililililil …”
Edson Vidal Pinto