Edson Vidal

Quem Sabe Sabe

Acho que nenhum ser humano ousaria dizer publicamente que sabe tudo sobre determinado assunto -, mesmo um experto tem consciência de suas limitações naquilo que sabe fazer porque o conhecimento não tem limites e todo minuto surge um novo aprendizado. Mas existe exceção. 

Como hoje é domingo, apesar do dia frio e úmido, resolvi caminhar do meu apartamento até o Parque Barigui a fim de dar uma volta inteira por aquele logradouro que é um espaço que está no coração curitibano. E todas as vezes que faço esta caminhada sempre encontro alguém para bater papo e jogar conversa fora. Desta feita quando mal comecei a andar na pista asfaltada do parque vi que caminhava em sentido contrário o Domício Alvarenga, um petista de corpo e alma que conheci não lembro aonde e nem quando pelas esquinas da vida.


- Ô, Burguesão como vai a vida ? - ele me perguntou para afrontar, mas não me aborreci porque a vida me ensinou a driblar certas provocações.

- Muito bem ! - respondi.

Mas para dar um pequeno troco, cutuquei: - E você ? Já pensou o que vai fazer depois do próximo dia sete ?

- Não entendi …

- Ah, deixe para lá. - não quis criar irritação porquê sei muito bem como esta “turminha” reage uma provocação.

Como dei motivos para conversar o Domício não se fez de rogado pois deu meia volta, postou-se ao meu lado e passamos a caminhar juntos.- Você viu no Facebook um menininho de uniforme militar dentro de um avião gritar “Viva o Bolsonaro”!

- E daí ?

- E daí que os passageiros em coro responderam entusiasticamente aquele chamado, foi vergonhoso !!

- Você acha, por quê ?

- Ora, você acha que os pais do garoto deveriam usar o filho para fazer propaganda política ?

- Eu não acho. -respondi sem conotação de censura. - Pois conheço mães que colocam camiseta em suas filhas pequenas com os dizeres : “Eu sou Contra.” Tudo com intenção de ser oposição ao Presidente.

- É mas usar uniforme militar é querer a volta da ditadura …

- Mas pode ser um chamado de civismo, ordem e progresso, você não acha ? - ponderei.

- Não, não acho.

- Tá, vamos mudar de assunto… - sugestão descabida porque o Domício só pensa em política.

- Que tal o Luiz Ignácio ? Viu a declaração que ele fez ? - perguntou meu interlocutor.

- Não, o que foi que disse ?

- Que espera voltar à Presidência para acabar com a corrupção do país pois ele sabe como nenhum outro como por um fim nesta praga !

- Ele disse isto mesmo ?

- Claro, pois ele é experto no assunto e desafia qualquer  brasileiro saber mais do que ele sobre corrupção… Não esbocei nem um sorriso maroto pois me contive o quanto pude; foi quando por sorte vi caminhando em sentido contrário da pista um colega do Tribunal de Justiça que parou na minha frente para me cumprimentar. 

Então pedi licença para o Alvarenga e ele se afastou e continuou caminhando. Quando voltei para o meu apartamento minha mulher perguntou porquê eu estava dando risada sozinho e eu respondi:

- Meu bem, eu pensava que sabia tudo do Lula, só não conhecia o lado de seu conhecimento sobre corrupção. E meu amigo Domício me fez ver que o Luiz Ignácio conhece tudo mesmo de corrupção, pois ele é mestre, doutor e pós-doutor no “tema” …

- E você não sabia disso ?

Fiquei mudo e calado. Fui no recanto do meu escritório, sentei na minha poltrona preferida e pelo jeito vou acabar o domingo com cãibra nas bochechas pois não consigo parar de rir …


“Eu nunca pensei que o Luiz Ignácio conhecesse tanto de corrupção porque ele sempre jurou que não sabia de nada. Até o STF acreditou na sua inocência. Porém agora estou em dúvida.Tormentosa dúvida.”

Edson Vidal Pinto

Atenção: As opiniões dos nossos colunistas, não expressam necessáriamente as opiniões da Revista Ações Legais.