Edson Vidal

Um Tiro no Pé

Ontem o dia foi agitado com notícias pipocando de todos lados sem dar condições de saber o que era fake ou não, a única certeza era de que os os caminhoneiros continuavam bloqueando as estradas e dispostos há levarem a bandeira de seu movimento até as últimas consequências, mas de repente surgiu a notícia de que o ex-Presidente Temer foi chamado à Brasília pelo Presidente Bolsonaro para administrar  a crise tendo então sugerido que Chefe do Executivo pedisse desculpas há Nação pelo uso destemperado de palavras contra autoridades e Poderes da República. 

E parece que isto ocorreu segundo  notas insertas na mídia eletrônica e confirmada por jornais de oposição. E no início da noite vi e ouvi pelo canal da Band New HD o próprio Bolsonaro se retratando e pedindo arrego,  implodindo com seu governo. Como ignorar a partir de agora a ditadura do STF e as prisões arbitrárias de Alexandre de Moraes ? E o quê dizer para o povo que no último dia 7 deu apoio total e irrestrito ao Presidente ? Ou o Bolsonaro despertou depois de uma noite mal dormida despiu a fachada de soldado tosco e num passe de mágica se transformou em estadista para preservar incólume a democracia brasileira ? Nada disto -, Bolsonaro com o recuo que deu cavou sua própria sepultura política pois demonstrou medo quando os ofendidos reagiram em alto e bom tom, inclusive, com ameaça de enquadrá-lo com Impeachment . 

Claro que a Imprensa mentirosa  e decadente passou a respirar aliviada, bem com os congressistas desalinhados com o governo e principalmente os onze deuses do STF. Ficou tudo dito pelo não dito. A marcha do povo e a mobilização dos caminhoneiros ficou apenas como lembrança de fotografias. A democracia foi salva pois quem pode continuará mandando e quem não pode continuará obedecendo ; a orgia da corrupção segue sem freios; a impunidade e a insegurança jurídica permanecem intocáveis; e os políticos continuarão fingindo que se preocupam com o país e o STF continuará reinando como senhores absolutos da verdade. E o mito ? O que será do mito ? Um rei sem coroa e sem governabilidade cada vez mais abduzido pelas “mãos” ligeiras do Centrão e terá que ler a cartilha daqueles que efetivamente mandam no país se não quiser cair do galho. Muitos vão aplaudir o gesto do Presidente de apagar o fogo da crise porque não se importam com o futuro do Brasil, nem com seus filhos e netos.


E agora ?  Que venha o Luiz Ignácio e sua tropa de gafanhotos para acabar de dilapidar o que ainda resta da nossa pobre e sofrida democracia …

“O gênero humano é volúvel e imprevisível quando tem de tomar atitude decisiva. Só a História poderá julgar com fidelidade os atos de seus personagens. O povo vai pela paixão e já deu seu veredicto no caso Bolsonaro.”

Edson Vidal Pinto

Atenção: As opiniões dos nossos colunistas, não expressam necessáriamente as opiniões da Revista Ações Legais.