A Fome Com Vontade de Comer
Nada como um dia após o outro porque a nuvem negra e carregada de mau agouro passa e surge um novo cenário no horizonte onde o sol reina espargindo calor, proporcionando leveza e descontração. É interessante notar como a notícia veiculada pela imprensa se presta para modificar o humor do leitor por incutir preocupação ou euforia.
Quando o time de futebol do coração ganha é um alívio e massageia o ego; mas quando o enfoque é sobre a inflação com indicativos de que ela voltou para empobrecer o consumidor, o ânimo arrefece e o cenho fica carrancudo. Sabe por quê isto ? Porque os seres humanos reagem de acordo com os momentos -, quando estes são bons a felicidade transborda; porém quando não são, o mundo perde a graça.
Hoje por exemplo tenho vontade de rir até me afogar. Li na plataforma eletrônica da “Gazeta do Povo” uma notícia política hilariante por ser surreal. Nunca imaginei que os iguais se atraíssem tanto a ponto de alcançarem o supra sumo da comédia pastelão. Pense num filme estrelado pelo Mister Bin, Jerry Lewis, Cantinflas, Carlitos e Oscarito com roteiro de Woody Aleen e duvido que a plateia não derrubasse o cinema de tanta gargalhada. Pois a notícia que li me causou acesso de riso. Curioso ? Quer saber a notícia que eu li ? Sente-se primeiro para não cair. Vamos a ela. Sabe o Boulos ? Aquele riquinho , universitário, que comanda os Sem Tetos e quer derrubar o governo por todos os meios ilegais ? Pois bem : não há de ver que ele convidou a Maria Louca para entrar no Psol ? Não é a fome com a vontade de comer ?
Já pensou os dois juntos um dirigindo uma Ferrari e o outro montado num cavalo preto pintado de branco agitando bandeira vermelha na Avenida Paulista e gritando palavra de ordem : “Viva a Venezuela! Abaixo o Brasil!” Confesse, não é hilário ? A “presidenta” Gleisi convidou anteriormente o indigitado aposentado para entrar no PT e agora o Boulos lhe ofereceu o Psol . Que dúvida atroz , hein ? Como diria Shakespeare : “ser ou não ser “. Qual convite ele aceitará ? A bolsa de apostas está aberta. A Maria Louca vai se agarrar com os Sem Terras ou com os Sem Tetos ? O que o leitor acha ? Como diria a saudosa Hebe “Não é uma gracinha?!”
E depois durma-se com um barulho destes, os políticos não tem mais o que inventar e dizem que até o Luiz Ignácio está tentando convencer os aliados do Bolsonaro para apoiá-lo na retomada do poder. A eleição do próximo ano promete muito pano para a manga e parcerias que nem o Tomé acredita. Ver para crer. Pena que nenhum deles pensa no Brasil, pois quem pensa sofre sórdida perseguição …
“Passou da hora para as pessoas de bem deixarem o conforto de lado e ingressarem na política. É a única maneira de afastar os politiqueiros e devolver a credibilidade para a vida pública.”
Édson Vidal Pinto