Edson Vidal

A CPI da Desforra

Enfim a montanha pariu um pequeno ratinho. Tanto barulho, tanto tambor, tanta mídia, tantos desaforos e tantas grosserias e o resultado como esperado foi pífio.

A CPI da COVID-19 que o STF mandou instaurar saiu a cara e o jeito deste Tribunal que ironicamente na hipótese de ocorrer motivos para judicialização será a sua Instância julgadora. Uma piada pronta. Pois a Suprema Corte mandou o Senado instaurar a CPI para enquadrar o Presidente e agora se prestará como palco final para eventual julgamento. 

E a suspeição que é um instituto processual de caráter ético sabidamente nenhum inquilino da Casa respeita. Só existe para os Magistrados de verdade e não para eles. E a CPI ? Por incrível que pareça não tem muita coisa para comentar -, o resultado foi o esperado porque o baralho era marcado e a intenção dos “senadores” visava desde sempre o indiciamento de uma legião de inimigos e colaboradores do governo federal. Não sei como não propuseram o indiciamento da diretoria do Conselho Federal de Medicina e de todos os médicos que defenderam o tratamento preventivo contra a COVID, bem como, dos seus pacientes, vizinhos e conhecidos de vista. 

Talvez tenha faltado tempo hábil para isto ou porque acharam difícil levantar o nome de cada um destes “infratores”. O Presidente Bolsonaro que era o alvo maior de toda a artilharia e que todo petista de carteirinha esperava que acabasse sendo guilhotinado no pátio do Sindicato dos Metalúrgicos aparentemente saiu ileso, porque seu indiciamento não tem nenhuma lógica jurídica e nem prova paupável. E a dinheirada que o Governo Federal repassou para os governadores e prefeitos e que estes não disseram onde foram aplicados passou ao largo da CPI, porque para os parlamentares em geral o dinheiro público é de quem se apoderar primeiro. 

E o Brasil que se lixe. E agora ? Quanto custou mesmo a CPI ? E daqui para frente qual será o assunto diário da imprensa marota sem a vulcânica Comissão ? Evidente que ainda caberá ao plenário do Senado Federal apreciar e só depois de aprovado o relatório final é que a Polícia Federal vai perder seu tempo e  confeccionar inquéritos para satisfazer a vontade do impoluto Renan e seu séquito de bajuladores. Tem muita água pela frente para que o barco da CPI não afunde. Mas se o STF mandar o Senado instaurar uma nova CPI para apurar qualquer coisa que também  indique o Renan como relator, porque sem ele não terá nenhuma  graça…

“A CPI no Senado da República é uma jaula de horrores porque é integrado pelos piores dentre os piores da Casa. Serve para divertir e desopilar o fígado. Ela é por si só uma piada pronta. Só petista acredita.”

Édson Vidal Pinto

Atenção: As opiniões dos nossos colunistas, não expressam necessáriamente as opiniões da Revista Ações Legais.