Edson Vidal

O Amigo da Onça

(Crônica No. 3.195). Hoje, 06 de dezembro de 2.022, terça-feira.

O personagem “Amigo da Onça” foi uma criação do caricaturista Péricles que por décadas mereceu uma página inteira da revista “O Cruzeiro”, de Assis Chateaubriand, pois o personagem muito bem desenhado pelo seu autor era um sujeito dissimulado que sempre “aconselhava” o “amigo” a fazer ou deixar de fazer atos que ele dizia ser necessário mas tudo com segundas intenções, apenas para complicar ainda mais a vida do aconselhado. E com a intenção de homenagear o  Péricles, neste momento de incerteza que está mergulhado o país, porque as FFAA estão se  movimentando em todo território nacional com aparência nítida de que vai intervir para acabar com a alegria de muitos gângsters que acham que vão assumir o comando da Nação, que vou usar da criatividade para fazer as vezes do “Amigo da Onça” neste cenário que ninguém sabe ao certo o que vai acontecer. 1a. Página : o desenho retrata o gabinete do Exmo. Prof. Dr. ministro  Luiz Edison assistindo na TV, militares (inclusive do Exército) armados subindo um morro do Rio de Janeiro, metralhando  chefes do PCC e prendendo dezenas de perigosos marginais do trágico . E ao lado do ministro aparece o “Amigo da Onça” sussurrando no seu honrado ouvido:

- Ministro, agora que o Luiz Ignácio está prestes a tomar o poder, mostre para ele sua lealdade e coragem : mande prender o comandante militar que descumpriu sua decisão que impe a polícia de subir nos morros cariocas !!! 2a. página : o Luiz Ignácio está numa reunião com seus asseclas querendo anunciar os nomes dos futuros ministros do seu governo. Entre seus companheiros está o “Amigo da Onça” que pede a palavra e diz :
- Presidente, não anuncie os nomes agora, espere para depois do próximo dia 19 , quando pode aparecer um ótimo candidato dentre os presos que forem soltos em razão do Indulto de Natal !! 3a. Página : Isolado em sua casa o Requião está desolado porque pleiteou a diretoria da Itaipu mas vou vetado pela Gleisi. Ao seu lado está o “Amigo da Onça” que lhe dá o seguinte conselho : 
- Cara, não fique triste. Pense positivo e peça para o Luiz Ignácio nomeá-lo Ministro da Defesa. Lembre-se que no Exército tem a cavalaria e dai todo o dia você poderá se fartar de colorir os cavalo da cor que você quiser ! 4a. Página : na sala da presidência do Senado Federal o Rodrigo Pacheco está assustado com as notícias de que as FFAA estão mobilizando blindados e tropas por todo o território nacional. Neste momento o “Amigo da Onça” que está ao seu lado, sugere:
- Presidente, os Militares estão “aprontando” alguma coisa ; você não acha melhor limpar a barra e tocar para frente o pedido dê impeachment do Xandão ?! 5a. Página : Na alcova, a meia luz, a Janja pergunta no ouvido do Luiz Ignácio, que fica todo arrepiado, se ele amou alguém melhor do ela. Enquanto o Luiz Ignácio está pensando, o “Amigo da Onça” que está no subconsciente do cachaceiro diz para ele responder o seguinte :
- Ninguém igual, minha gatinha de Itaipu. Só não me lembro como foi com à Marina, porque com ela o meu porre foi homérico! 6a. Página : o Haddad preocupado em ser o Ministro das Finanças do novo governo. Quando ouve uma voz cavernosa que vem do além (muito parecida com o do “Amigo da Onça” :
- Aceite, aceite o cargo. 
Pois quem sabe somar 3 mais três e a tabuada do “5”, com certeza saberá cuidar da economia do país! Não deixe, por favor, que o  cargo fique com a Dilma ! 7a. Página: 
Uma reunião do Presidente Bolsonaro com os três Chefes das FFAA, quando o “Amigo da Onça” diz para os mesmos:
- Se vocês não agirem, ouvi dizer que o Lewandowski quando assumir o Ministério da Justiça, vai dar ordem para a Polícia Federal prendê-los por crime de prevaricação! Então ? A hora é agora : ou tudo ou nada!! 8a. Página : o Tofoli não está pensando em nada quando ao redor da sua cabeça aparece um diabinho com a cara do “Amigo da Onça” e lhe diz:
- Chame o Presidente do Superior Tribunal Militar, Min. de Exército Lúcio Goes, de “juizinho”. Isto mesmo : repita para ele ouvir pelo menos três vezes !! 
E se o Péricles fosse vivo e se a Revista “O Cruzeiro” ainda estive circulando nas bancas de jornais e revistas, com certeza o momento atual do Brasil daria um milhão de motivos para o “Amigo da Onça” aprontar situações do agrado do grande publico. E o ladrão do Luiz Ignácio apareceria em muitas ilustrações ao lado do Irmãos Metralhas, criação do Walt Disney, para lhes ensinar a boa arte de roubar e ficar solto graças aos seus afilhados de toga … 


“Se você é jovem ou então adulto mas não conheceu quem foi o “Amigo da Onça”, do Péricles, não se preocupe nenhum pouco. Pois eles estão em todos os lugares e é fácil identificá-los. O ninho deles é Brasília, mas a cegonha leva eles para todas as partes. Lembrou de alguém ? Com certeza !”
Édson Vidal Pinto

Atenção: As opiniões dos nossos colunistas, não expressam necessáriamente as opiniões da Revista Ações Legais.