Edson Vidal

Torniquete Apertando?

Suponhamos que você esteja próximo de tomar posse num carg eletivo e apesar de existirem forças adversas querendo impedir que o objetivo seja alcançado, mas você sabedor que seus amigos zelosos e subservientes tem interpretado a lei erroneamente só para favorecê-lo, e seu adversário principal não demonstra intenção de querer usar das FFAA para continuar no Poder, 
por quê então seus asseclas menos classificados estão praticando atos terroristas ? Não parece ilógico ? Não seria melhor subir a rampa do céu para depois distribuir raios e trovoadas das nuvens, fortalecido pelo poder bélico de seu próprio Exército ? Ou a desordem praticada com ajuda de traficantes, sem terras e milícia externa seria apenas para intimidar, caso a reação de seus adversários fosse levado ao extremo ? Se este for o propósito a estratégia está equivocada porque não havendo indícios de reação serviria apenas para despertar a ira dos mais acomodados. Não, não parece ser esta a intenção, pois na verdade o torniquete ardilosamente planejado do fim da eleição até o hoje está se fechando, a ponto de não sobrar muita coisa para fazer. A corda foi esticada para o Luiz Ignácio e sua gangue aparecer, falar e viajar para onde quisesse sem nenhum freio aparente, enquanto o Governo Federal e as FFAA elaboravam atos oficiais que pudessem colocar sob suas ordens questões estratégicas, bens e serviços úteis à segurança do Estado e fortalecimento da defesa para manutenção da ordem interna e de de eventuais ataques externos. Pelo menos é o que dá para deduzir da leitura dos últimos acontecimentos. 
Este é o torniquete do qual me refiro. Não é crível imaginar que generais históricos como Vilas Boas, Heleno e outros jovens Comandantes da mesma linhagem contra o comunismo, sabendo o que advirá para país depois do próximo domingo, simplesmente se mantenham de braços cruzados para assistirem impassíveis o hecatombe da Pátria brasileira. E nem o Presidente com igual formação militar, que nunca negou apoio ao povo e repetiu aos quatro ventos que “O Brasil nunca será um país comunista!”, permanecerá omisso? 
Se tal acontecer como acreditar no comportamentos  e nas palavras dos homens? Apesar de só faltar três dias para o festival que unirá a nata da várzea do país, com seus trajes, gravatas e bandeiras vermelhas no Palácio do Planalto, continuo acreditando no melhor : no torniquete! E um torniquete bem feito, por especialistas, pode estancar o sangue com moderação ou desencadear o pior. Vai depender do freguês que foi picado por uma jararaca e quer destilar veneno para todos os lados, só para alcançar a destruição do país. Não quero que você se iluda e nem pense que perdi o juízo depois de ler esta crônica, pois não sou dono da verdade, nem tenho bola de cristal e muito menos informantes na ante-sala dos estrategistas; mas são deduções baseadas em evidências que fazem parte do cotidiano, mas que vai dar o que pensar, acho que sim …


“Será que o cerco para impedir a posse já não foi estrategicamente consolidado? Sim, uma espécie de torniquete que foi se fechando aos poucos? Agora faltam poucos dias para saber toda a verdade. Eu ainda acredito no melhor.”
Édson Vidal Pinto

Atenção: As opiniões dos nossos colunistas, não expressam necessáriamente as opiniões da Revista Ações Legais.