Engenharia Sem Limites.
A criatividade dos profissionais da engenharia civil, arquitetura e mecânica assombra qualquer um que pensar um pouco no progresso da humanidade; criadores de engenhosas máquinas, construções sólidas, resistentes às intempéries e com linhas harmônicas que transformam o cimento e seus componentes numa obra de arte. Em todos os tempos nunca faltou a poderosa mente pensante de homens e mulheres da engenharia que criaram tudo que existe sobre a terra, o mar e o ar : castelos, fortalezas, pontes, muralhas, casas, edifícios , canoas, tecnologia, veleiros, barcos, navios, aviões, foguetes, veículos automotores e parafernálias bélicas. Nos traços firmes do lápis sobre o papel na prancheta os sonhos se transformam em esboços e destes foram materializadas ideias que continuam surpreendendo o mundo. Quem um dia andou sobre a frágil ponte de madeira, construída com cordas e cujo corrimão eram frágeis arames enrolados, que interligava um lado para o outro das beiradas que eram separaras sobre as violentas corredeiras do rio Paraná, nas várias travessias do Salto das 7 Quedas, em Guaíra - Pr., e vê no Facebook pontes de alta técnica como a que foi construída recentemente na China, de cumprimento quilométrico e com um único vão em toda a sua estrutura, tem que aplaudir a Ciência Exata e seus notáveis profissionais. Claro que tudo causa admiração no que tange a criativa arte de transformar a areia numa barragem gigantesca, que represa a água e resiste há uma pressão inimaginável, tudo para levar a energia elétrica aos pontos mais inóspitos do país. E os megas transportes rodoviários e marítimos ? Com certeza faltaria espaço para realçar tudo que só a engenharia permite criar, fazer, transformar e proporcionar melhor qualidade de vida para os humanos. É por isto que vou pinçar dentre tantas façanhas de um painel de realizações um tema atual : a construção de modernos espigões que arranham algumas nuvens do céu. Li uma propaganda que no belíssimo Balneário de Camboriú será construído o maior prédio residencial do mundo, o “Tryumph Tower”, que terá 154 andares, com 233 apartamentos e apenas dois por andar, com a área total de 234 mil metros quadrados. Diz na propaganda que o triplex da cobertura, deverá custar 100 milhões de reais. Sem nenhuma dúvida uma obra faraônica para proprietários milionários.
É claro que nenhuma construtora imagina construir um prédio como este se não tiver certeza que suas unidades serão vendidas. E Camboriú se transformou, num toque de Midas, numa mina de ouro do empreendedorismo e o sonho de consumo de todas as gentes. Faltará espaço para novas construções mas com certeza não faltará dinheiro para comprar prédios mais antigos e estrategicamente construídos na orla, para serem implodidos a fim de dar lugar aos novos espigões. Fico imaginando a técnica para equilibrar na vertical toda uma estrutura de aço e cimento para suportar o vento e as temperaturas, a base de sustentação, elevadores, garagens e áreas de evasão para eventuais emergências.
Para quem vê da areia do mar em direção ao continente se extasia com tantos espigões e prédios de luxo que ornamentam a orla daquela belíssima praia.
Fruto de políticos de vários partidos que na hora agá, para o bem do Estado de Santa Catarina, arregaçam as mangas e captam dinheiro do governo federal para as melhorias de suas cidades e bem estar de seu povo. Enquanto que no Paraná sempre tivemos os senadores omissos e deputados federais medíocres, salvo algumas exceções, pois fazem de tudo para boicotar os projetos do governo paranaense. Perdemos o Parque do Beto Carreto para nossos vizinho, um certo governador de triste passado ajudou a construiu um porto, e nossos moradores não escondem a alegria de veranear por lá…
“Enquanto o governo estadual não olhar com carinho o nosso pequeno litoral, para atrair empreendedores e turistas, nossas praias não terão progresso. E a política partidária só atrapalha, por faltar visão e amor ao Paraná.”