Edson Vidal

Dino, O Xandão II .

(Crônica No. 3.346). Hoje, 13 de maio de 2.023, sábado. Tem uma musiquinha que diz tudo quando estamos na frente de um chato de galocha, aquele indivíduo que é do contra, tem mau hálito, torce contra o nosso time e sempre encontra pretexto para nos cutucar  : “Um elefante incomoda muita gente, dois elefantes incomodam, incomodam muito mais …”. Pois é, há anos estamos convivendo com o Xandão, o demolidor de reputações, que tendo a caneta cheia e a concordância dos seus pares, pinta e borda sem freios e nem inibições. É uma figura telúrica do Poder Judiciário e dono absoluto da verdade, da lei e da ordem pública. Pois é polícia, promotor e juiz em uma só pessoa. Agora pense bem : se um Xandão incomoda muita gente, dois então é o nascimento de uma nova geração de malas sem alça. Com certeza quem não é da região norte do país  nunca ouviu falar de tal Dino, que dentre outras coisas foi governador do estado do Maranhão, comunista de carteirinha e atual ministro da Justiça e da Segurança Pública do Luiz Ignácio.
Um servidor publico cioso que estava trabalhando num sábado à tarde em seu gabinete, no dia 8 de janeiro, quando facistas depredaram três prédios públicos de Brasília, foi o primeiro a ditar ordens para prender os antipatriotas. Depois jurou que não sabia de nada quando foi descoberto que o plano em comento foi  engendrado dentro do gabinete do seu Presidente. Homem de atitudes ambíguas, mas perigoso porque é um tremendo cara de pau e sabe muito bem contra-atacar quando acuado. E por algumas atitudes muito se assemelha ao Xandão do STF, pois quando toma conhecimento de qualquer fato de iniciativa dos adversários do Luiz Ignácio logo determina à Policial Federal a imediata instauração de inquérito, para servir de exemplo e inibir os demais incomodados. É claro que é um falastrão, pois fala o que quer e tendo o poder nas mãos é capaz de tudo, desde que possa parecer. A última dele é querer suspender o Campeonato brasileiro de Futebol ante a notícia veiculada pela imprensa de que teria havido até aqui, jogos com resultados fraudulentos envolvendo empresas de jogos de azar com as participações de atletas subornados para forjarem o ganho de certos apostadores. E se tomar esta atitude não sabe as consequências do abelheiro que vai mexer, pois o futebol é paixão do povo e a reação será contra o governo do Luiz Ignácio, um corinthiano sem medidas. Mas será que ele vai mesmo suspender o campeonato brasileiro ? 
Vontade com certeza não vai lhe faltar mas terá que esperar o aval do chefe, pois pelo que tem feito aqui aqui está querendo mesmo é se tornar o outro elefante da musiquinha… 


“Xandão e Dino é uma dupla que ainda vai dar o que falar nos palcos do Brasil varonil. É a fome com a vontade de comer; um mais chato do que o outro. Ambos com caneta cheia o que é um perigo para quem quiser criticá-los.” 

Atenção: As opiniões dos nossos colunistas, não expressam necessáriamente as opiniões da Revista Ações Legais.