Entrega do Oscar.
Eu recebi um telefonema muito estranho do Tucides dizendo que queria falar comigo com urgência, mas não era nada preocupante, pelo contrário, era inusitado e por isto merecedor de um prêmio. Depois que ele desligou fiquei pensando : o que teria acontecido ? Qual o fato inédito e que prêmio seria este? Juro que pensei no vestido de abóbora da Janja que ela usou na coroação do Rei Charles III, todavia, logo descartei a possibilidade pois nenhuma entidade que reúne estilistas da moda ousaria premiar uma endumentária tão brega. Então surgiu a hipótese do Luiz Ignácio receber o Prêmio Nobel da Paz, por ter conseguido encerrar a guerra entre a Rússia e a Ucrânia. Contudo, logo caí na real,pois a guerra continua cada vez mais absurda e sangrenta. Então o que seria ? Ah, já sei, o STF restabeleceu a aposentadoria dos ex-governadores do Paraná e eles vão receber o diploma “Cara de Pau” instituído pelo Jornal Impacto, escolhido por um júri composto apenas por desavergonhados. Enquanto fazia minhas elocubrações soou a campainha do meu apartamento e quando abri a porta da frente me deparei com a figura do Tucides.
- Bom dia. - disse meu amigo.
Eu respondi apenas com um aceno de cabeça. E para a matar a minha curiosidade, perguntei :
- Me diga, quem vai ganhar um prêmio ?
- Não, não é um prêmio, nem diploma, nem comenda, nem título de nobreza …
- Ué, então o que é ?
- Um troféu ! - respondeu o Tucides e ao mesmo tempo tirou o mesmo do interior de um pacote que ele levava embaixo do braço e me mostrou.
- Um Oscar ?! - exclamei admirado. É de verdade ?
- Sim - disse orgulhoso o meu amigo - A Academia de Cinema mandou para o Marden Machado entregar e ele me emprestou para mostrar à você …
Não contive minha emoção e peguei o troféu nas minhas mãos. Olhei com admiração, mas logo caiu a ficha e perguntei :
- E o Oscar será entregue para quem ?
- Para o Fernando Collor de Melo. - respondeu o Tucides.
- Mas, por quê ?
- Por ele ter sido o melhor ator do ano e por ter conseguido ser condenado pelo STF !!!
O primeiro homem que exerceu a Presidência da República e conseguiu ser condenado, imagine você meu amigo, ele conseguiu ser condenado pelo STF !!!
Só então me dei conta que o Collor conseguiu um feito inédito, histórico, inusitado: ser condenado pelo STF !
- E tendo o Luiz Edison como relator !!! - complementou o Tucides.
Ai não me contive de emoção e quase deixei cair o Oscar no chão, mas me refiz rapidamente e disse:
- O troféu é bem merecido : o Collor conseguiu o impossível e contrariou todas as leis da probabilidade. Só falta o Francisco canonizá-lo por ser protagonista de um grande milagre : ser condenado pelo STF!
- E o Zanin nem era o advogado de defesa.
- ?
- Sim. - explicou o Tucides - porque se fosse o Zanin ele com certeza seria condenado; lembre-se que este advogado defendeu o Luiz Ignácio e ele foi condenado em todas as Instâncias, só foi salvo na última hora, pelos seus fiéis afilhados …
Claro que concordei com o meu amigo, que sempre conhece melhor das coisas. Daí então conversamos mais um pouco e depois o Tucides foi embora. Fiquei sozinho pensando com os meus botões. E agora ? E os outros ex-Presidentes ? Quando ganharão os seus troféus ? Lembrando sempre que o Collor não é o único merecedor do Oscar e que nos presídios por mais lotados que estejam, sempre tem um jeitinho para caber mais um…
“Depois que o STF condenou por corrupção quem foi Presidente da República, tudo o mais pude acontecer. Ninguém estranhe, se um dia qualquer, um disco voador pousar em Brasília para entregar um Oscar ao Luiz Ignácio.”