Page 15 - 09

This is a SEO version of 09. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »
Centro de Inclusão Digital
comemora um ano com mais
de 14 mil atendimentos
O
processo eletrônico judicial já é uma realidade no Brasil e deve contri-
buir para a redução damorosidade da Justiça. Já estão emuso diferen-
tes sistemas nas três esferas do Poder Judiciário – Justiça Federal Co-
mum, Justiça Federal doTrabalho e na Justiça Estadual –mas ainda nemtodos
os advogados estão habilitados com certifcação digital ou estão preparados
para trabalhar comas novas tecnologias da era digital.
Como objetivo de capacitar os advogados paranaenses para o uso imediato de
sistemas como o E-Proc, E-Doc, Projudi, E-STF, E-STJ e o Escritório Digital, a
Caixa dos Advogados do Paraná (CAA/PR) implantou, em setembro de 2010, o
projeto “InclusãoDigital doAdvogado”, disponibilizando centros regionais para
oferecer gratuitamente treinamento prático destes diferentes sistemas do Po-
der Judiciário brasileiro aos advogados regularmente inscritos na OAB Paraná.
Em 12 meses, a Caixa dos Advogados inaugurou 15 unidades do Centro de In-
clusão Digital (CID) no estado que, neste mesmo período, realizaram 14.475
atendimentos. “A meta do projeto era alcançar cerca de 10 mil atendimentos
em um ano. Ficamos satisfeitos com o sucesso do projeto que, além de ultra-
passar a meta, vem se fortalecendo como uma importante ferramenta para os
advogados no exercício da profssão, tanto é que já foi utilizado por milhares de
profssionais, registrando quase 15 mil atendimentos no estado, somando com
os números do Centro de Inclusão Digital Itinerante”, diz o presidente da Caixa,
José Augusto Araújo de Noronha.
Pioneiro no país, o projeto se tornou referência nacional neste período de dis-
seminação do processo eletrônico. “Várias Caixas de Assistência e OABs de ou-
tros estados nos solicitaram cópia e também estão executando o projeto em
suas Seccionais”, explica o coordenador do projeto e vice-presidente da Caixa,
Artur Piancastelli.
As unidades regionaisde treinamento funcionamemCampoMourão, Cascavel,
Curitiba (2), Foz do Iguaçu, FranciscoBeltrão, Guarapuava, Jacarezinho, Londri-
na, Maringá, Paranaguá, Paranavaí, Pato Branco, Ponta Grossa e Umuarama.
Mais uma unidade será brevemente inaugurada emUnião da Vitória.
Centrode InclusãoDigital Itinerante atendeu50 cidades doParaná
Para atender os advogados das Subseções que não possuem centro de treina-
mento regional, a Caixa dos Advogados do Paraná (CAA/PR) lançou, em abril
deste ano, o Centro de Inclusão Digital Itinerante (CIDI). OCIDI também integra
o projeto “InclusãoDigital do Advogado” e funcionou até julho de 2011.
Durante três meses, duas unidades do CIDI percorreram 50 cidades do estado,
oferecendo treinamento prático de sistemas do processo eletrônico do Poder
Em um ano, foram registrados 14.475 atendimentos em uma das 15 unidades do Centro
de Inclusão Digital em funcionamento no estado
Foto: Zinho Gomes