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Como construir uma
marca jurídica na
advocacia corporativa
Por Rodrigo Bertozzi* e Lara Selem*
A
construção de uma marca jurídica deve ser o centro da atenção de um advoga-
do corporativo. É nossa obrigação adquirir o reconhecimento não apenas in-
terno, mas também diante do conjunto que nos cerca – desde fornecedores
até o mercado segmentado, afnal sabemos das turbulências e instabilidades no meio
jurídico. Onde estaremos daqui a 5 anos? Complexo? Não para aqueles que planejam
estratégias alicerçadas no marketing jurídico. O problema é que poucos o fazem. Nossa
proposta é uma reinvenção da sua marca pessoal através de três frentes: jurídica, se-
torial e de produção intelectual tangibilizada. Enfm, tornar-se uma referência em uma
determinada expertise.
Enquanto os advogados de bancas convencionais trabalham o marketing jurídico, parece
que existe uma bolha da invisibilidade sufocando os advogados corporativos. Um preço
se paga caro demais no futuro.
Quando estamos em meio a processos inovadores da empresa, empolgados e nos do-
ando ao máximo, percebemos a carreira somente internamente. Mas tudo muda e você
sabe disto! Existem estudos mostrando que em menos de seis meses depois da sair de
uma empresa quase ninguémmais realmente fará algo por você. Maldade? Não. Simples-
mente você não fazer mais parte do sistema no qual estão inseridos.
Sem a construção da sua marca, sua herança intelectual e profssional deixa de existir,
pois aquilo que realizou como profssional foi absorvido completamente pela organiza-
ção em que atua, caminhando diretamente ao esquecimento. E isso atinge qualquer po-
sição hierárquica – do estagiário ao superintendente jurídico.
Conhecimento é poder; mas somente se transformado em reputação e em uma marca
jurídica sólida. A verdadeira luta é estar sempre entre os três melhores de uma determi-
nada categoria segmentada. Se estou no ramo de indústria farmacêutica, minha mar-
ca jurídica deve ter forte
alicerce entre os forma-
dores de opinião. Ser re-
conhecido e respeitado,
para tornar-se uma refe-
rência. É preciso tangibi-
lizar o conhecimento de
maneira a ser encontra-
do e lembrado. Isso pode
ser feito através da publi-
cação de artigos, minis-
trar palestras, alimentar
um blog setorial ou con-
tratar uma assessoria de
imprensa, por exemplo.
O sucesso é determinado
pela frequência na qual
você consegue se expor
de maneira correta e éti-
ca. Separe 30 minutos
por dia para sua carreira,
duas a três vezes por se-
mana e chegará a 120 ho-
ras em um ano para estu-
dar e produzir questões
que impactem na carreira
pessoal.
Existem teorias para de-
monstrar que o alcance
máximo que possuímos
enquanto seres comuni-
cantes passivos é de 150
pessoas. Este é o número
daqueles que realmente
retém informações pre-
ciosas a nosso respeito.
* Rodrigo Bertozzi é administrador e
consultor, especialista em Estratégia
de Mercado e Negócios Jurídicos
*Lara Selem é advogada e consul-
tora​,​ especialista em Planejamento
Estratégico de Departamentos Jurí-
dicos e Bancas de Advocacia​
Fotos: Divulgação