56
57
Porém, ao adotarmos uma política ativa de marketing jurídico, nossos contatos aumen-
tam signifcativamente. É a mudança de quem você conhece, para quem conhece você. E
isto vai signifcar segurança profssional, além de direcionar essa expertise.
Ainda existem aqueles que se recusam a dar palestras, produzir artigos, pensar em livros,
dar entrevistas e construir uma base pensada de contatos. São os mesmo que acreditam
que as redes sociais são uma perda de tempo. Isso ocorre pois a fotografa do instante
está maravilhosa. Porém, a empresa é um organismo vivo, que se movimenta com veloci-
dade perante mercados competitivos e nos devoram quando menos esperamos. Ela nos
consome. Nada disto mudará. O que realmente terá de ser geneticamente alterado é a
nossa postura perante a estes sinais.
Temos que nos doar para a organização que paga nossos salários? É obvio que sim. Mas
simultaneamente cuidar da carreira.
É o fortalecimento da imagem do advogado que permitirá uma amplitude maior de possi-
bilidades para atrair novos clientes, conseguir o respeito dos colegas e consequentemen-
te a tão desejada reputação.
A construção de uma marca pessoal duradoura deve ser entendida como um projeto de
longa duração. Muitos ainda vivem apenas o presente, esquecendo que os sonhos são
inexplicavelmente substituídos pela tragédia do dia-a-dia. Reprograme seus sonhos atra-
vés de perguntas como; quais as minhas metas? O que necessito para cumpri-las? Quais
os resultados esperados? Qual o meu posicionamento no mercado?
O futuro é uma grande folha em branco onde devemos desenhar aquilo que deve acon-
tecer. Se deixarmos esse desenho ao acaso, perderemos o poder de defnir aquilo que
desejamos. Perde-se a chance de construir o futuro que enxergamos em nossos sonhos.
Perde-se a oportunidade de deixar um legado. Perde-se tempo e, logo, perde-se vida.
Não podemos esquecer que 2014 está batendo em nossas portas. Somente diante desse
esforço coordenado é que seremos lembrados para eventos, entrevistas, projetos, pro-
moções e o que mais envolve a segurança profssional de médio e longo prazo.
Ao investir no marketing jurídico e nas estratégias de carreira o futuro se altera
para sempre.