Revista Ações Legais - page 44-45

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ARTIGO
O novo advogado: uma
visão estratégica da carreira
jurídica
Por Rodrigo Bertozzi, advogado
Q
uer queira, quer não, o advogado que hoje
abre um escritório ou trabalha de forma au-
tônoma é um empreendedor. E esse proces-
so é desafiador quando ele vê à frente de questões
administrativas, gestão, tecnologia, entre outras ex-
pertises que ele não domina. Cada vez mais, ser um
empresário da advocacia não é fácil no começo, mas
as áreas administrativa e de recursos humanos de-
vem fazer parte das estratégias traçadas no planeja-
mento de seus objetivos.
Os novos advogados têm o perfil dos novos empre-
endedores, com menos medo de arriscar e de inves-
tir, além de dominarem a informação e a tecnologia,
o que contribui para minimizar as chances de erros
e fracassos. Mas muitos ainda resistem. Então preci-
sam arregaçar as mangas e se interessar em melho-
rar o seu negócio.
Tem sido comum ver novas sociedades nascendo
com advogados que começaram juntos em um gran-
de escritório. Esse fator contribui substancialmente
para o aumento no número de escritórios de advoca-
cia no país, o que também gera oportunidades para
os jovens que estão se formando. Mas para que o
escritório sobreviva em um mercado inchado, é pre-
ciso que esses novos empresários da advocacia en-
carem o empreendimento como um negócio, desde
o início. Para tanto, é preciso um planejamento bem
estruturado, com objetivos claros, metas e ummapa de ações predefinidas. O ideal é que
se escolha algumas áreas do direito para se especializar, ou até mesmo alguns segmentos
para atender e, desse modo, conseguir ser referência no mercado. O conceito de advo-
gado generalista caiu por terra há alguns anos. O mito de que o generalista teria acesso a
mais clientes não se sustenta em um mercado tão segmentado quanto o atual.
Outra área crescente para advogados é o mercado corporativo. Vê-se uma forte movi-
mentação de advogados que deixam os escritórios de advocacia para trabalhar em em-
presas e bancos. Cargos como Diretor e Gerente Jurídico estão em alta, inclusive com va-
lorização salarial. Mas para aproveitar tais oportunidades é preciso estar preparado para
atuar também nas áreas administrativa e de gestão.
A tecnologia tem sido cada vez mais uma grande aliada dos advogados que buscam fon-
tes de informações para além dos livros acadêmicos. O canal ‘Mundo Jurídico do Futuro’,
ancorado no YouTube, por exemplo, é um veiculo que traz orientações importantes. Com
compartilhamento em outras mídias sociais, traz uma série de vídeos que mostram o que
há de mais novo para as organizações jurídicas, como se adaptar às constantes mudanças
do mercado jurídico e de que forma elas estão impactando as diversas áreas da Advoca-
cia. Cada vez mais, os advogados precisam não somente conhecer as leis, mas também
ser empreendedores.
É urgente que o advogado esteja atualizado, a fim de se adaptar às transformações que o
mercado jurídico vem sofrendo. O costume de investir em conhecimento apenas na área
jurídica é algo que impede que se alcance resultados que farão a diferença na carreira.
O Brasil é o país com maior número de faculdades de direito no mundo e forma milhares
de novos advogados todos os anos. Estima-se que até 2019 serão 1,250 milhão de profis-
sionais no mercado. Mas a possibilidade de fracasso em seu próprio negócio faz com que
muitos ainda prefiram trabalhar para escritórios de terceiros ou abandonem a advocacia.
Há erros comuns que prejudicam o sucesso do advogado no mercado. Um dos maiores
é não sair da zona de conforto, uma vez que já se está acostumado à função. É preciso
ampliar a mente e acreditar que há algo a mais a ser feito.
Foto: Divulgação
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