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FIQUE POR DENTRO
instrumento político e essa é uma das grandes lições da disciplina. A aproximação com o
tema e a compreensão de que o universo público vai além da discussão partidária é algo
essencial para entender a importância da política na vida cotidiana”, avalia.
As propostas dos estudantes são analisadas pelos vereadores da cidade, que explicam
a viabilidade e oportunidade das sugestões criadas pelos alunos. Assim, o projeto ainda
propicia uma proximidade maior dos jovens com os vereadores, que vão até o colégio
para participar desses debates.
Para o professor, as discussões sobre política estimulam o aprendizado em outras disci-
plinas e tem consequências positivas na sociedade. “Depois de estudar os conceitos clás-
sicos dos filósofos e pensadores, os alunos têm que ampliar o olhar a sua volta e propor
melhorias para a cidade. Isso estimula a empatia, a cidadania e a participação social dos
jovens”, explica.
As alunas Isadora de Andrade e Giovana Alves Pereira, por exemplo, fazem parte do gru-
po que criou o Projeto de Lei para reduzir os gastos dos gabinetes da Câmara dos Ve-
readores de Curitiba. Para elas, poder apresentar a ideia diretamente ao vereador Pier
Petruzziello foi de grande importância. “Fazer esse trabalho nos deu oportunidade para
investigar e conhecer mais informações que não estão na imprensa. Com o Plenarinho, o
vereador veio até aqui e nos contou como é a realidade dele e o que pode ser feito para
melhorar”, contaram as estudantes.
O professor Bruno Souza avalia que o Plenarinho mostra aos estudantes que a política
está presente em nosso cotidiano o tempo todo. “Nossas relações sociais são políticas.
Temos que ter um comprometimento com a coisa pública, não apenas quando o dólar
sobe ou desce, pois é assim que construiremos uma cidade e um país cada vez melhor”.