Bat Caverna.

Quando cumpro meu dever cívico de ir ao dentista gosto de ler as opiniões dos leitores publicadas nos jornais e revistas, que ficam à disposição dos clientes em uma mesinha da sala de espera, enquanto aguardo minha vez para ser torturado.

É a melhor maneira de esquecer  o que me espera naquele ambiente hostil, tenso  e nevoso. Mas não sei por que só não é assim no consultório médico que, em uma mesinha quase igual, tem revistas “científicas” repletas de propagandas de laboratórios para impressionar os incautos, que de birra não leem uma única linha.

Ou estou exagerando? Pois, bem, peguei para ler o jornaleco “Agora” uma espécie de subproduto jornalístico da “Folha de São Paulo”-, que de tão popular serve para leitura telegráfica, pois a única coisa que se aproveita, além das notícias de futebol, é a seção “carta dos leitores”.

E uma delas em especial me chamou a atenção e vou reproduzir: “JUSTIÇA. Se a prisão em segunda instância estivesse de acordo com a Constituição, seguindo os países desenvolvidos do mundo, haveria necessidade de o presidente do Supremo criar “rota de fuga para os ministros”?

“A decisão voltará a beneficiar bandidos de colarinho branco”. Beatriz Campos - Moema - São Paulo (ed. de 26/Out/19 - p. A12). O teor da opinião dada parece um tanto truncado, mas reproduzi a mesma com fidelidade. Até por que não vou me ater ao julgamento referido, mas, sim, a mencionada “rota de fuga”. E sabe que é verdade.

O jurisconsulto Dias  Toffoli, atual presidente, mandou fazer um túnel subterrâneo no prédio onde funciona o Supremo para que os carros dos ministros possam sair secretamente no final do expediente, a fim de evitar a imprensa ou manifestações populares insatisfeitas com suas decisões. Dito túnel está em obras há muito tempo. Deveria ser segredo de Estado, mas sempre tem alguém que dá nos dentes

E como não poderia deixar de ser, liguei o túnel com a “Bat Caverna” -, onde onze milionários tipo Bruce Wayne para saírem de Batmóvel de uma mesma  “bat caverna”, cada um ao lado de seu Robin, o menino prodígio que escreve seus votos, quando se dirigirem às suas mansões que também tem entradas secretas, usam de rotas alternativas para não serem admoestados pelos mortais.

Parece piada,não é mesmo? Em que lugar do mundo um Juiz precisa sair de seu ambiente de trabalho escondido? Alguém conhece? No caso concreto dos “nossos” juízes dessa malfadada Corte, seria bem melhor que em todo final de expediente eles saíssem “disfarçados”, o que evitaria construir um túnel por decisão administrativa ridícula e folclórica.

E usar disfarce  para todos os dias úteis, seria menos dispendioso. Posso  até dar sugestões de algumas fantasias: para o Toffoli disfarce de Bob Esponja; Carmem Lúcia  de Vovó Donalda; Lewandowski de Capitão Nemo; Rosa Weber de Dalila; Gilmar Mendes de Quasimodo; Marco Aurélio de Prof. Pardal ; Celso de Mello de Matusalém e os demais prefiro manter respeitoso silêncio, até prova em contrário. 

Digo e repito: as fantasias são apenas sugestões criadas ao talante da minha imaginação, sem qualquer segunda intenção. E não é porque nominados ministros são favoráveis a prisão “somente após o trânsito em julgado da condenação”. Não mesmo! É porque ainda não consegui digerir a construção da Bat caverna...

“Túnel de fuga parece buraco escavado em presídio para os devidos fins. Só em Brasília como rota alternativa para alguns ministros escaparem do julgamento popular. Se fossem disfarces custaria  bem menos para o Erário Público. Como cidadão brasileiro dei sugestões de fantasias, mas sem nenhuma intenção leviana!”
Edson Vidal Pinto