Retrato de Família.

Todo o tipo de retrato é uma lembrança para não esquecer dos instantâneos da vida, seja onde for , não importa o horário, nem o lugar, o simples clic da máquina fotográfica ou do celular é o suficiente para eternizar o flagrante pretendido. Dentre tantas fotos tem aquela que fica visível sobre a cristaleira da sala de visita de uma residência, em uma moldura de aço ou acrílico, que mostra a família reunida e todos com ar de felicidade e sorriso no rosto. Tenho uma querida amiga que diz: “alegria da família só mesmo no retrato, porque os problemas entre os familiares são iguais em todas as demais famílias, só mudam de endereços e de personagens.” Triste verdade. Ah, também tem aquelas fotos tradicionais onde aparecem os colegas e professores do Curso Fundamental, da Formatura Universitária e tantas outras ocasiões para registrar momentos para lembrar para sempre. Na minha biblioteca tenho três destas fotografias : uma tirada quando o Tribunal de Alçada completou 30 anos, quando era Presidente o Juiz Celso Rotoli de Macedo; a outra do Tribunal Pleno do Tribunal de Justiça do Paraná, tirada em 2.011, em que era Presidente o des. Miguel Khefuri; e a terceira tirada em 2.014 quando eu presidi o Tribunal Regional Eleitoral e nela estão todos os Magistrados da Corte e o Procurador Regional Eleitoral. Fotografias que guardo com especial carinho. E de repente fico imaginando, só imaginando, quando o Luiz Ignácio decidir tirar a clássica fotografia onde ele aparece como figura central tendo ao seu lado o Vice-Presidente da República, além de seus trinta e quatro Ministros de Estado, numa miscelânea de homens e mulheres sem beira e nem Meira. Será um deboche nacional.
- E o pior, meu amigo, se alguém cantar na hora de posar para a foto : “Se gritar pega ladrão, não fica um meu irmão!” - gracejou o Tucides. 
E eu tive que rir. 
Gente, como o tinhoso do Luiz Ignácio conseguiu arregimentar tanta gente ruim de cabeça para administrar o Brasil ? Se alguém achar que vai dar certo deve estar com a cabeça no mundo da lua, pois espremendo todos num só liquidificador não dá metade do cérebro do deputado Tiririca. E não é ofensa não, absolutamente, pois é mera verdade. E a verdade como bem dizem dói e dói muito. 
Sai um Guedes da Economia e entra um tapado é querer destruir o país, e isto está sendo feito há cada dia que passa. E vem aí a volta dos impostos federais na gasolina com reflexo direto nos fretes e por consequência o aumento dos gêneros alimentícios. E quem votou no “homenzinho” deve estar aplaudindo.
Ainda bem que ele vai mandar a Dilma para a China para os chineses sentirem na pele o mal que nos fizeram mandando o COVID para cá. E o jornal “O Globo” para levantar a bola do seu salvador editou que “O Putin está pensando se aceita que o Luiz Ignácio intermedie a guerra com a Ucrânia”. Pô os jornalistas pensam que os eleitores são idiotas. E aonde vamos parar ? 
Com certeza numa fotografia estampada na primeira página da “Tribuna do Paraná” com a seguinte manchete : “corpos de milhões de brasileiros mortos de tanto rir, quando souberam que a Dilma conversou com o Presidente Chinês, e este declarou que nem precisou de intérprete”. Então a certeza de que o mundo enlouqueceu de vez… 

“Fotografia é um documento que retrata não só momentos da vida dos seres humanos, como também, é prova inequívoca com quem andamos. Hoje, uma foto oficial do governo brasileiro  deve matar de rir, pelo menos metade dos eleitores, só os que pensam e não tem ideologia.”
Édson Vidal Pinto