E Não é Fácil Confiar.

Vi o inusitado quando fui obrigado a parar o meu Fiat 147, cor vermelho alaranjado, no início da rua dr. Pedrosa esquina com o a rua Des. Motta porque o sinal estava fechado, quando um ambulante correu para colocar no espelho externo do meu magnífico veículo uma pequena cartela de plástico, com balas dentro, ofertado para venda por R$ 2,00 e com um aviso que dizia : “Não tem trocado ? Não faz mal, tenho Pix e confio em você”. E no papelzinho grampeado no pacote estava o número do Pix do vendedor. Pensei com meus botões : o pobre rapaz deve confiar muito nos seres humanos porque na sociedade em que vivemos de há muito a honestidade e a confiabilidade caíram para o segundo plano. Hoje, para muitos, impera a lei da vantagem, do jeitinho e da burla. Basta ver a situação do país e a postura das autoridades públicas que brincam de administrar e da maioria dos políticos que debocham de seus eleitores, pois tanto prometeram na campanha mas no exercício de seus mandatos não passam de cobras mandadas. Fazem tudo o que os líderes dos partidos decidem de comum acordo, e nao têm atitudes e nem voz para divergir. E nos negócios então ? Dá para contar nos dedos os que celebram contratos escritos ou não e cumprem o que foi acordado -, e normalmente aquele que agiu com boa-fé acaba tomando na cabeça. No dia a dia o relacionamento social sofre desgaste pela falta de confiabilidade, - contar um segredo e pedir sigilo é o mesmo que pedir ao interlocutor que espalhe a notícia para a cidade toda saber de uma só vez. Foi-se o tempo do fio do bigode, quando duas pessoas faziam um negócio ou prometiam alguma coisa, a palavra dada valia a própria honra. Um exemplo clássico ? O casamento. Não era qualquer dificuldade que dava motivo para o desfazimento do vínculo conjugal, pois os nubentes quando prometiam viver juntos para sempre era um verdadeiro pacto de amor, resignação e tolerância. Só fatos muito graves é que rompiam o juramento 
feito perante a Lei de Deus e dos homens porque o laço firmado era indissolúvel. E hoje, hein ? Nem é bom comentar . Os seres humanos de uns tempos cá tem perdido o seu lustro, nada mais satisfaz ninguém, as pessoas quanto mais tem mais querem ter, o consumismo é exagerado e mentir faz parte do jogo. O intuito é ostentar mesmo que o bolso furado não sirva para nada porque falta dinheiro mas com jeitinho tudo se resolve. 
Cada um empurra os problemas que tem com a barriga, sem medo e nem vergonha. Com certeza prenúncio do fim de uma civilização porque todas elas, narra com detalhes a História, quando chega no ápice os homens com seus desvios de conduta tendem a destruí-las. Um exemplo ? O Império Romano que marcou no seu tempo um dos degraus da Civilização e perdeu sua força e poder pela ganância de srus dirigentes. E o povo sem bons exemplos contribuiu para a ruína. E o quê vemos 
hoje em  dia é os medíocres dominarem e os que ainda raciocinam assistirem de maneira amorfa a degradação de sua própria sociedade. Sem Deus, nem Justiça, faltam valores morais e respeito entre os indivíduos. E cada dia que passa o homem torna-se lobo do próprio homem… 

“Confiar em alguém cegamente, hoje dificilmente alguém assume tamanho risco, porque os seres humanos se apequenaram. Os valores morais foram para o esgoto e os compromissos assumidos foram esquecidos. E o governo brasileiro é o exemplo da hecatombe deste nosso tempo.”