Revista Ações Legais - page 70-71

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SERVIÇOS JURÍDICOS
Especialista fala sobre quatro
pilares e os resultados
O
consultor José Paulo Graciotti afirma que um dos fluxos de recursos na economia
refere-se à prestação de serviços e os serviços jurídicos são uma pequena parte
desse fluxo. De um lado existem pessoas ou grupo de pessoas (formando escri-
tórios de advocacia ou departamentos) detentoras desse conhecimento jurídico / legal; e
do outro, pessoas, empresas e negócios carentes de orientação jurídica para elaboração
de suas necessidades.
De acordo com Graciotti, o patrimônio de um prestador de serviço jurídico é representa-
do pelas pessoas que o compõe e seus respectivos conhecimentos e experiências acu-
muladas, de modo que esse “ativo” desce o elevador (ou escadas) e vai para casa todos
os dias no final do expediente, tornando zero o seu valor caso esse “ativo” não retorne
na manhã seguinte!
Desta forma, Graciotti considera que os quatro pilares de um prestador de serviços são:
seus talentos, representados por sua equipe de advogados (incluindo os sócios); as in-
formações e dados coletados, armazenados, indexados e utilizáveis, gerando o conheci-
mento explícito e tácito; a tecnologia embarcada nesse ambiente possibilitando a cone-
xão entre os pilares anteriores e, por fim, a coordenação geral de tudo isso criando foco
e direcionando os esforços em direção ao resultado.
“Os consumidores de serviços jurídicos estão inseridos no mercado como um todo e se-
guem suas tendências esperando dos prestadores alta qualidade, excelente prestação de
serviços e preços competitivos, gerando nestes últimos a necessidade de se adaptarem
ou reinventarem adotando o mantra de fazer mais com/por menos”, assinala.
Graciotti coloca que a metáfora, por ele adotada, é a de um tabuleiro de xadrez na gestão
de um escritório de advocacia, onde a simples movimentação de um peão pode desenca-
dear uma alteração estratégica que resultará num xeque mate de um ou de outro lado.
Para exemplificar de outra maneira, Graciotti elaborou uma outra figura que tenta ilus-
trar as componentes principais de cada pilar e as principais interação entre elas.
De modo geral:
A principal interação entre o pilar da
Informação
(com toda a sua governança) e o pilar da
Coordenação
(representado pelos sócios e gestores) origina a
GESTÃO
estratégica.
A principal interação entre o pilar da
Tecnologia
(representado por todos os sistemas
instalados) e o da
Informação
origina a
EFICIÊNCIA
, utilização correta e rápida dessas
informações.
A principal interação entre o pilar dos
Talentos
(representado pela equipe e sua formação
técnica) e o pilar da
Tecnologia
e da
Informação
(representados pelo acesso às informa-
ções e ao conhecimento acumulado) origina a
QUALIDADE
do trabalho executado.
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