Revista Ações Legais - page 85

85
Dúvidas podem ser respondidas de forma selecionada, comedida e não habitual; mas
evite fazer com que as interações em redes sociais se transformem em verdadeiras con-
sultas jurídicas.
2. Não falar em preços
Precificar serviços publicamente é uma atitude que pode causar problemas perante a
OAB. Além disso, esta atitude pode passar uma impressão pouco profissional, pois mos-
tra a advocacia como um serviço comoditizado.
3. Não prometer resultados
A advocacia é uma atividade de meio, não de fim. O advogado que usa as redes sociais para
fazer promessas e garantir ganho de causas está infringindo disposições éticas.
A título de complementação, vale destacar que esta também é uma estratégia extrema-
mente ruimem termos de construção demarca (branding). Afinal, a suamarca jurídica deve
estar centrada na sua expertise e sua identidade própria; não em promessas de resultados.
4. Cuidado com as credenciais
É comum ver advogados que se especializam em outras áreas como contabilidade, coa-
ching e consultoria financeira, para agregar valor ao seu serviço; e existem também aque-
les que exercemmais de uma profissão. Se você se encaixa em algum desses casos, tome
cuidado com a forma como você se divulga nas redes sociais. O  Código de Ética e Discipli-
na da OAB proíbe a divulgação da advocacia em conjunto com outra atividade.
Se você investiu na aquisição de mais conhecimento, é natural que queira divulgar seus
títulos e credenciais – mas, se for fazê-lo, tenha a cautela de não misturar a sua marca ju-
rídica com os seus outros trabalhos.
5. A publicidade deve ser discreta e moderada
Por fim, é importante que toda a publicidade advocatícia nas redes sociais seja feita de forma
sóbria, discreta e moderada. Essas características devem direcionar desde a identidade visual
da marca, linguagemutilizada, até o conteúdo dos posts.
O Código de Ética diz que a publicidade deve ser sempre informativa, com textos ou vídeos
que passem conteúdos relevantes sobre uma área do direito e que possam ajudar pessoas e
empresas com informações preventivas ou com soluções jurídicas para o seu dia-a-dia.
Empresas de tecnologia da informação oferecem serviços específicos para escritórios de ad-
vocacia, desenvolvendo ações de marketing digital com respeito ao Código de Ética da OAB.
Também elaboramos estratégias de marketing de relacionamento para você e seus clientes.
1...,75,76,77,78,79,80,81,82,83,84 86,87,88,89,90,91,92,93,94,95,...107
Powered by FlippingBook