Conselho estadual da pessoa com deficiência tem nova diretoria

Os 12 novos membros do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Paraná (Coede/PR) foram empossados segunda-feira (9) para o novo biênio 2018-2020. Durante a cerimônia de posse, também foi eleita a nova mesa-diretora, que tem como presidente o membro da sociedade civil Pedro Maria Martendal de Araújo

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A vice-presidente a representante governamental, Flavia Bandeira Cordeiro, é coordenadora da Política da Pessoa com Deficiência, da Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social, disse que o processo eleitoral deste ano se diferenciou das anteriores. “A nova eleição possibilitou maior participação da sociedade civil, tanto em número de candidatos quanto em número de votantes”, afirmou.

O pleito recebeu a participação de 70 instituições da sociedade civil votantes e 33 inscritas como candidatas. Ficaram habilitadas para concorrer à eleição 27 entidades.

Flavia diz que a ampliação da composição do número de conselheiros estaduais, em 2015, permitiu a descentralização das eleições. Há dois anos, as votações ocorriam em assembleia presencial, em Curitiba, e muitas entidades tinham dificuldade no deslocamento.

“Nós nos preocupamos em fazer com que a eleição fosse mais abrangente, no sentido de não desfavorecer as entidades do interior”, acrescenta.