Visibilidade crescente do poder judiciário aumenta concorrência no Direito e exige mais qualificação

No fim de 2016, o Brasil já contava com um advogado com OAB ativa para cada 205 habitantes

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Com o destaque e visibilidade cada vez maiores para ações policiais e judiciais para o combate à corrupção e outros crimes, o interesse na formação em Direito tem aumentado exponencialmente. De acordo com o último censo do Ensino Superior divulgado pelo Ministério da Educação (2016), o curso de Direito ocupava o primeiro lugar entre os 10 maiores em número de matrículas, com 862.324 estudantes, e o terceiro lugar em número de concluintes com 107.909 profissionais graduados.

Para o fundador do Grupo CERS (uma das maiores redes de cursos preparatórios para carreiras jurídicas, OAB e concursos públicos), Renato Saraiva, o número crescente de profissionais no mercado exige uma preparação maior para quem quer se destacar. "Toda profissão requer que os profissionais se preparem para atender às demandas do mercado, com o Direito não é diferente. No entanto, com a entrada maior de profissionais no mercado, investir em especializações tem sido um importante caminho para se diferenciar e galgar os degraus do sucesso", afirma Saraiva.

Para atender a essa demanda, o executivo decidiu oferecer em sua rede cursos de pós-graduação a distância em diversas áreas do Direito, com o intuito de permitir que seus alunos pudessem aprofundar os conhecimentos para o desenvolvimento da carreira. Os cursos de pós-graduação online do CERS já estão na 10ª turma. "Os cursos de pós-graduação trazem aos profissionais do Direito as atualizações e os complementos necessários para que nossos alunos consolidem ainda mais os conhecimentos adquiridos durante a formação no ensino superior", afirma o fundador do Grupo CERS.

A próxima turma da pós-graduação do CERS está com matrículas abertas até o dia 5 de outubro. Atualmente, são oferecidos pela rede de ensino 10 cursos na área Jurídica: Direito e Processo do Trabalho, Ciências Criminais, Direito Público, Direito Processual Civil, Direito Tributário, Direito Administrativo, Direito e Prática Previdenciária, Direito Contratual, Direito Constitucional e Prevenção e Repressão à Corrupção.

Neste ano, o CERS São Paulo e algumas franquias do Grupo CERS também passam a oferecer cursos de pós-graduação presencial voltado à área do Direito. Com um corpo docente composto por autoridades no meio jurídico, os cursos presenciais já estão com as matrículas abertas no site e as aulas estão previstas para início no dia 17 de setembro. "Nossas primeiras turmas já começam no segundo semestre e iremos oferecer um conteúdo dividido em aulas teóricas e estudos de casos práticos, de forma que os alunos possam compartilhar suas experiências e, com isso, criar relações que reflitam fora da sala de aula", afirma o presidente do Grupo CERS.