36
37
ENTREVISTA
Cientista cognitivo espera
revolucionar os modelos
pedagógicos atuais
O
livro “Autodidatismo Libertário - evolução
e educação na ontogênese do homo ciber-
neticus”, publicado pela Editora Íthala, do
economista, professor universitário e cientista cog-
nitivo David Tavares, propõe um rompimento aos
velhos modelos de ensino e aprendizagememostra
um admirável mundo novo para a educação, onde
se privilegia a liberdade individual na busca pelo sa-
ber.
Na obra o autor apresenta um pensamento de van-
guarda e discorre sobre o surgimento de um au-
todidatismo libertário, tecnológico e de natureza
cibernética. De acordo com ele, “tais mudanças sur-
gem como um novo estágio evolutivo, contingente
e necessário, na formação de um emergente sujei-
to modificado na atualidade, que identifico no livro
como o homo ciberneticus”.
David Tavares destaca que os atuais sistemas de
ensino e aprendizagem foram no passado uma re-
volução para o conhecimento humano. Entretanto, estes modelos, já obsoletos para a
contemporaneidade, não se adéquam mais as atuais gerações Y e Z, pois estas são modi-
ficadas na interseção provocada pelo advento tecnológico.
“Assim, tentamos manter, de maneira cega por não os entendermos, os mesmos e anti-
gos modelos na resolução de novos e complexos problemas que se apresentam. E, por
não conseguirmos resolver, interferimos no sujeito alterando sua produção cerebral com
novas drogas que “potencializam” suas capacidades cognitivas como a atenção, a con-
centração e a memória, mas, sem entendermos na essência os seus efeitos colaterais”,
observa o escritor.
O autor tenta no livro voltar as atenções para a emergência deste fato que ocorre inde-
pendente de desejos e vontades. “A natureza não busca o certo contra o errado, mas sim
o equilíbrio contra o desequilíbrio. Um autodidatismo natural está sendo despertado pela
tecnologia e libertará o novo sujeito das anteriores amarras institucionais de nosso tem-
po, afinal, trata-se de uma mudança no próprio ser, um possível trans-humanismo tecno-
lógico cada vez mais complexo e de difícil compreensão por nosso pensamento limitado
pela linearidade de ideias”.
O autor
David Ribeiro Tavares é economista e professor universitário.. Autodidata, pesquisador e
cientista cognitivo, o escritor utiliza, cria e desenvolve ferramentas e práticas inovadoras
para capacitação e desenvolvimento humano. Possui mestrado em engenharia de produ-
ção e sistema de informação. É profundo observador dos movimentos naturais ocorren-
tes no pensamento e comportamento do homem, principalmente no cérebro.
Livro quer romper os velhos
modelos de ensino e aprendizagem
David Tavares aborda no livro um admirável mundo novo para a educação
Fotos: Leticia Rochael