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CIDADANIA
Pesquisa evidencia valor
da formação cidadã para
jovens
O levantamento, contou com a participação de 10.952 alunos de ensino médio de 176 escolas
públicas do estado
Foto: AENotícias
A
importância do desenvolvimento de iniciativas que estimulem e preparem os jo-
vens para o exercício da cidadania foi evidenciada em pesquisa realizada pelo
Ministério Público do Paraná e pela Secretaria Estadual da Educação, dentro do
programa Geração Atitude, que incentiva a participação política e atitudes cidadãs entre
os estudantes paranaenses. O levantamento, que contou com a participação de 10.952
alunos de ensino médio de 176 escolas públicas do estado, foi realizado em outubro do
ano passado, objetivando investigar o conhecimento dos jovens sobre temas relaciona-
dos à cidadania e à política.
Entre outros dados relevantes, a pesquisa apontou que os jovens paranaenses apresen-
tam pouco conhecimento sobre o funcionamento das instituições políticas e baixo nível
de engajamento social. Por outro lado, os estudantes manifestaram desejo de mudanças
na realidade brasileira, que, na opinião deles, é marcada pela ineficiência de diversos ser-
viços públicos. Eles também concordam que a educação para a cidadania deve estar mais
presente nas escolas.
Resultados
A política estudantil, conforme resultados da pesquisa, não tem atraído os adolescentes:
apenas 5,54% deles declararam participar ativamente dos grêmios estudantis, enquanto
13% participam “às vezes”, contra 81,4% de alunos que nunca participaram dos grêmios ou
sequer sabem de sua existência como instância de representação dos estudantes.
As eleições dos diretores das escolas públicas também não contam com interesse signifi-
cativo dos jovens, dos quais apenas 16,25% disseram participar ativamente. Uma porcen-
tagem maior (28,3%) afirma participar às vezes, enquanto 55,5% nunca participaram ou
nem sabem que há eleições para diretores.
Quanto à participação em atividades políticas e de cidadania fora da escola, o número é
ainda menor. Somente 1,66% dos respondentes disseram participar ativamente de audi-
ências públicas (contra 12,76% que participam às vezes e 85,6% que nunca participaram
ou não sabem do que se trata). A atuação em organizações não governamentais e asso-
ciações de bairros é maior, embora também bastante baixa. São 2,79% os estudantes que
atuam em ONGs e 2,57% os que participam das associações, índices insignificantes diante
dos 89,6% que nunca participaram de ONGs e 86,18% dos que jamais atuaram em associa-
ções de bairros. Os que participam “às vezes” somaram 10,4% no caso das ONGs e 11,25%
no das associações.
Manifestações
Embora talvez possa haver certo senso
comum que relaciona os jovens à maciça
participação em manifestações e passea-
tas, ao menos entre os quase 11 mil alunos
das escolas pesquisadas, essa ideia não se
confirma, pois 56% jamais estiveram nesses
movimentos, enquanto 38% foram algumas
vezes e apenas 5,9% declararam participar